Geral INCENTIVO

Prefeitura de Umuarama entrega premiação a produtores que fazem parte do Programa PróLeite

Cinco produtores rurais foram premiados pelo Programa Pró-Leite, da Secretaria Municipal de Agricultura, responsável por promover o desenvolvimento da pecuária leiteira do município.

Por Da Redação

20/05/2023 às 23:27:50 - Atualizado há

Cinco produtores rurais foram premiados pelo Programa Pró-Leite, da Secretaria Municipal de Agricultura, responsável por promover o desenvolvimento da pecuária leiteira do município. As indicações dos vencedores foram feitas por representantes da administração municipal e por profissionais da empresa IGP Consultoria Agropecuária, que conduz o projeto em Umuarama.

O Pró-Leite, como explica o secretário de Agricultura Murilo Teixeira, atende a mais de 50 pequenos e médios produtores com o fornecimento de insumos e serviços de máquinas para reforma de pastagem, acompanhamento técnico e ainda repasse de duas novilhas por produtor integrado ao programa.

"O objetivo de nosso trabalho, feito sob a batuta do prefeito Hermes Pimentel, é melhorar o rebanho e o padrão genético para ampliar a produção e a qualidade do leite no município", resumiu.

Pimentel comenta que todo esse trabalho busca desenvolver os conhecimentos dos produtores para que a pecuária leiteira mantenha um avanço contínuo, cada vez mais profissional e lucrativa. "Essa premiação é simbólica, porém tem um valor muito expressivo para todos nós, principalmente para estimular que mais produtores invistam em melhorar a qualidade do rebanho e da produção leiteira em Umuarama", observou.

A médica veterinária Stephani Talia Nardoni Venâncio relata que cinco produtores foram premiados por seu destaque no Programa Pró-Leite, nas categorias Evolução da Produção, vencida por Edson Marcos Gomes, Gestão de Propriedade, vencida por Irineu Montagna, Manejo de Pastagem, vencida por José Marcos Gomes de Souza, Qualidade do Leite, vencida por Luiz Carlos Félix, e Recria de Bezerras, vencida por Emerson Sequini.

Em menos de três anos, partindo do zero, o produtor Edson Marcos Gomes atingiu a marca de 200 litros de leite por dia em sua propriedade, o Sítio Gomes e Schiavon. Por sua capacidade em executar as técnicas propostas pelo consultor do Pró-Leite, atingindo uma maior produção em um curto período de tempo, ele ganhou o prêmio no quesito 'Evolução da Produção'.

"Na primeira reunião de sensibilização eu vi a oportunidade de iniciar um novo negócio e realizar um antigo sonho: produzir leite. O apoio dos técnicos ofereceu o diagnóstico da propriedade, estruturando um planejamento associando às técnicas de produção, manejo das pastagens e controle sanitário do rebanho. Em nome de toda minha família e dos colaboradores, agradeço o reconhecimento", declarou Gomes.

O gerenciamento das questões zootécnicas e econômicas permitem ao produtor obter a máxima eficiência produtiva e lucrativa na propriedade, auxiliando nas tomadas de decisões estratégicas do negócio.

Na Chácara São Sebastião, há mais de vinte anos auxiliado por seu filho, esposa e nora, o produtor Irineu Montagna mantém uma rotina de gestão que incluem anotações econômicas, zootécnicas e climáticas, auxiliando na sustentabilidade e lucratividade da atividade que mantém toda a família. "Por cumprir esse conjunto de atividades, habilidade e conhecimentos, Irineu Montagna levou o Prêmio Pró-Leite no quesito 'Gestão de Propriedade'", informa Stephani.

Tanto as alturas de entrada, de saída e de manutenção, influenciam no manejo das pastagens. "Mesmo em um cenário com boa oferta de forragem é necessário fazer o correto ajuste da lotação de acordo com a capacidade de suporte ideal para cada área. No Sítio São Rafael, José Marcos Gomes de Souza destaca-se como um bom manejador de pasto, pois entendeu o conceito de que metas de pós-pastejo devem ser atendidas e as de pré-pastejo são obrigatórias. Diante disso ele leva o prêmio na categoria 'Manejo de Pastagem'", relata.

A qualidade do leite depende de fatores como sanidade do rebanho, manejo dos animais e dos equipamento de ordenha, ausência de micro-organismos, resíduos de drogas e odores estranhos.

"Os parâmetros de exigência para se obter um leite de qualidade, com níveis efetivos de gordura e proteína e uma baixa contagem bacteriana e de células somáticas, foram responsáveis por premiar o produtor Luiz Carlos Félix, do Sítio São Félix, no quesito 'Qualidade do Leite'. Devido a seu manejo nutricional e de rebanho, obteve na média aritmética ideal para garantir o reconhecimento', explica a médica veterinária.

A recria de bezerras representa uma grande fatia do custo de produção, mas é garantia de futuro da atividade, já que proporciona a reposição e melhoramento genético do rebanho. "Os principais indicadores desta fase são taxa de mortalidade e ganho de peso diário e, na Estância ES, de propriedade de Emerson Sequini, a taxa de mortalidade da recria é próxima de zero, com nenhuma

perda de bezerras nos últimos dois anos. Só isso já lhe garantiu o prêmio no quesito 'Recria de Bezerras'', finaliza Stephani, acrescentando que os vencedores ganharam produtos da Alta Genetics e da Rumo Nutrição Animal.

PRODUTORES PREMIADOS – PROGRAMA PRÓ-LEITE

EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO

Edson Marcos Gomes – Propriedade: Sítio Gomes e Schiavon

GESTÃO DE PROPRIEDADE

Produtor – Irineu Montagna – Propriedade: Chácara São Sebastião

MANEJO DE PASTAGEM

Produtor – José Marcos Gomes de Souza Propriedade – Sítio São Rafael

QUALIDADE DO LEITE

Produtor – Luiz Carlos Félix Propriedade – Sítio Félix

RECRIA DE BEZERRAS

Emerson Sequini – Estância ES

(Reportagem: Assessoria)

Fonte: O Bemdito
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo