Geral Últimas Notícias

Livro conta história do caso Araceli Crespo

Há exato meio século, uma menina chamada Araceli Crespo, que tinha apenas 8 anos, desapareceu depois de sair da escola, em Vitória, capital do Espírito Santo.

Por Da Redação

18/05/2023 às 20:17:29 - Atualizado há

Há exato meio século, uma menina chamada Araceli Crespo, que tinha apenas 8 anos, desapareceu depois de sair da escola, em Vitória, capital do Espírito Santo. Seu corpo foi encontrado dias depois e pelos indícios, concluiu-se que ela foi violentada e assassinada.

Dois herdeiros de famílias poderosas do estado, Dante de Barros Michelini e Paulo Constanteen Helal, foram acusados de drogar, estuprar e matar a menina. Além disso, o pai de um deles, Dante Brito Michelini foi acusado de contribuir com o crime e usar sua influência para atrapalhar as investigações.

Todos se declaravam inocentes e apesar de terem sido condenados em um primeiro julgamento, os três foram inocentados após recurso.

Por causa da impunidade e da grande visibilidade que recebeu, o caso Araceli se tornou símbolo do combate à violência sexual de crianças e adolescentes e o dia 18 de maio foi transformado em Dia Nacional pela causa.

Agora que o caso completa 50 anos, os jornalistas capixabas Felipe Quintino e Katilaine Chagas lançam o livro "O Caso Araceli - Mistérios, Abusos e Impunidade" que se debruçou de maneira inédita sobre o processo judicial, além de entrevistar testemunhas e analisar a cobertura jornalística do crime.

De acordo com Quintino, o objetivo da obra é confrontar as informações sobre o caso e revelar as lacunas da investigação que contribuíram para que a morte de Araceli ficasse impune.

Katilaine reforça ainda como a exploração sensacionalista do caso produz desinformação e revitimiza a menina e seus familiares até hoje.

De acordo com a jornalista, a obra também reflete sobre como muitos padrões nesse tipo de violência permanecem os mesmos, apesar de tantos anos decorridos desde a morte de Araceli.

O livro foi lançado pela editora Alameda e já está à venda.

Geral Rio de Janeiro 18/05/2023 - 20:08 Jacson Segundo / Alessandra Esteves Tâmara Freire - Repórter Rádio Nacional Araceli Crespo assassinato impunidade quinta-feira, 18 Maio, 2023 - 20:08 3:38
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo