Geral Últimas Notícias

Consumo excessivo de sal piora hipertensão e pode gerar pedra nos rins

Leandro Camargos é dentista, tem 46 anos e mora em Brasília.

Por Da Redação

07/05/2023 às 15:43:25 - Atualizado há

Leandro Camargos é dentista, tem 46 anos e mora em Brasília. Faz 20 anos que ele tem pressão alta, a chamada hipertensão.

Leandro sabe que ingerir muito sal piora o quadro dele. Mesmo assim tem dificuldade para reduzir o consumo.

O médico urologista especialista em rins, Danilo Galante, explica que as pessoas geralmente sabem que a pressão alta aumenta o risco, por exemplo, de infarto ou de derrames, os chamados AVCs, mas existem outras consequências não tão faladas como impotência sexual e insuficiência renal.

O especialista ainda chama atenção pra outras consequências do consumo excessivo de sal, como a formação de pedras nos rins.

De acordo com Danilo Galante, outras doenças do coração são decorrentes do consumo exagerado de sal. Por isso, além de deixar o saleiro de lado, é preciso organizar o dia para evitar o consumo exagerado de alimentos habitualmente salgados.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em nível social, a implementação de políticas públicas e redução de sódio poderia salvar cerca de sete milhões de vidas em todo o mundo até 2030, mas apenas 3% da população do planeta tem acesso a esse tipo de medida. E o Brasil faz parte dessa lista com outros oito países, como Chile, México, Espanha e Uruguai.

Saúde Brasília 07/05/2023 - 14:21 Sheily Noleto / Alessandra Esteves Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional sal Consumo Sódio hipertensão Coração Rins domingo, 7 Maio, 2023 - 14:21 2:40
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo