Geral Paraná

Quase um terço dos curitibanos estão hipertensos

O número de adultos com diagnóstico médico de hipertensão aumentou 3,7% em 15 anos no Brasil.

Por Da Redação

06/05/2023 às 16:38:15 - Atualizado há
Quase um terço dos curitibanos estão hipertensos

O número de adultos com diagnóstico médico de hipertensão aumentou 3,7% em 15 anos no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde o índice subiu de 22,6% em 2006 para 26,3% em 2021, último ano com dados disponíveis. Em Curitiba, os diagnósticos são ainda mais numerosos e atingem 28,05% da população. Segundo o nutricionista Dereck Oak, a pressão alta acaba influenciando em outros aspectos da saúde.

A pressão arterial elevada não tem sintomas e por isso estas consequências mais graves, quando aparecem, já indicam um estágio mais avançado e sério da condição. A hipertensão, tem um componente genético, mas é influenciada por hábitos de vida, por isso é necessário manter o acompanhamento médico e também praticar atividades físicas, evitar o tabagismo e manter uma alimentação saudável, como indica o nutricionista.

Ele também conta que os ultraprocessados e alimentos com muito sal devem ser evitados. Na capital paranaense, 17,1% dos homens e 7,6% das mulheres declararam-se fumantes, sendo a quarta capital do País com a maior frequência.

Reportagem Amanda Yargas

Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo