Grande Curitiba Notícias

PL das fake news ou da censura?

Essa é a pergunta fundamental.

Por Da Redação

05/05/2023 às 13:31:30 - Atualizado há

Essa é a pergunta fundamental. De acordo com a resposta, já se sabe o que a pessoa conhece sobre o assunto, mas no meio do "tiro, porrada e bomba" em que a política nacional vira em qualquer discussão, o que realmente interessa nisso é: se há lei na vida real, por que no mundo virtual seria diferente?

Basicamente, uns defendem porque acham que isso vai prejudicar a oposição e outros lutam contra por verem no projeto uma forma de atacar o governo atual. Enfim, todo mundo "mais perdido que cego em tiroteio", o que é compreensível porque o assunto é complexo. Por exemplo, o Sr. Mark Zuckerberg, dono Facebook, Instagram e WhatsApp, ganha dinheiro sem gravar um vídeo, escrever um texto ou mesmo tirar uma foto. Ok, existe toda a questão de tecnologia disponibilizada ao público, mas quem dá vida para as redes sociais é… a população.

O problema é que a internet é como um espelho e reflete como você está no momento. Cada curtida e comentário é como se fosse o preenchimento de um questionário informando as suas preferências. Sabendo disso, as "big techs" enviam mais e mais conteúdo do seu interesse para que você continue na internet, o que forma as tais "bolhas", onde parece que todos pensam exatamente como você. Independente se a ideia compartilhada pelos seus contatos tem algum nexo ou não. Nesse caso, vamos refletir: se as redes sociais e sites de busca, como o Google, manipulam o que você tem acesso para mostrar anúncios e temas do seu interesse, por que eles não fariam a mesma coisa com a política? E esse é só um dos pontos da discussão.

Para provar que a coisa precisa melhorar no mundo virtual, não é sintomático que o "PL das Fake News" tenha sido o alvo de tanta fake news da última semana?

Justiça com as próprias mãos?

Existem vários apelidos para ele, mas trata-se simplesmente do projeto de lei, por isso o tal "PL", de número 2630. O texto, que foi colocado para votação na Câmara, previa que as "big techs" poderão ser responsabilizadas pela circulação de conteúdos que se enquadrem como crime na lei brasileira. É compreensível que elas não tenham gostado. Pela absurda quantidade de informaçã

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo