Geral Rede do Bem

Voluntários amparam contra a fome e o frio nas ruas de Curitiba

O trabalho da organização não governamental Rango de Rua é baseado em doações: comida, roupas e cobertores.

Por Da Redação

02/05/2023 às 21:09:20 - Atualizado há

O trabalho da organização não governamental Rango de Rua é baseado em doações: comida, roupas e cobertores. Com os alimentos recebidos, os voluntários da entidade dão o que comer para cerca de 300 pessoas em situação de rua em Curitiba. Com as temperaturas baixando na capital paranaense em virtude do outono e da aproximação do inverno, as roupas e as cobertas ajudam a aplacar o frio a quem tem tão pouco para sobreviver. As ações são realizadas às sextas-feiras.

A iniciativa teve início no Natal de 2012, quando surgiu a ideia de levar uma ceia para as pessoas em situação de rua na região central de Curitiba. Com o passar dos anos, a entidade foi adaptando a parte nutricional da alimentação e a quantidade necessária para uma boa refeição. Se no começo as marmitas eram preparadas por um restaurante industrial, hoje a Rango de Rua mantém um local de para fazer a comida no bairro da Barreirinha. No local também funciona a sede da ONG. "Atendemos mais na região central de Curitiba, mas também na Barreirinha, Cabral, Juvevê e Alto da Glória, locais que passamos indo para a distribuição das marmitas no Centro", conta Fernando Pizzatto de Moraes, idealizador do projeto.

Ajuda

A crise econômica no país se intensificou a partir de 2015. De lá pra cá, o número de pessoas vivendo nas ruas dos municípios brasileiros só tem aumentado. A pandemia do novo coronavírus contribui muito para piorar a situação, com o fechamento de milhares de postos de trabalho no país, o que levou muitas pessoas a perderem o pouco que tinham, inclusive a moradia. De acordo com levantamento go governo federal, a população de rua teria aumentado cerca de 50% entre 2018 e 2021 no Paraná. Não há um número preciso. Estimativas apontam que até ano passado, seriam aproximadamente 2,4 mil pessoas vivendo em diversas vias de Curitiba.

"O Rango de Rua também tem uma atenção e cuidado com todos as pessoas em situação de rua, sempre tenta acompanhar e dar algum apoio além da refeição, apoio jurídico, compra de passagens, achar alguma coisa nica de reabilitação, compra de medicamento ou qualquer outro apoio que esteja ao alcance dos voluntários”, afirma Moraes.

Seja ajudando a aplacar a fome de quem não tem o que comer, seja oferecendo um cobertor a quem tem frio, seja doando uma roupa ou um calçado a quem tem tão pouco, seja parar para ouvir a história do próximo, as ações dos voluntários da Rango de Rua são capazes de aquecer as noites de sextas-feiras de centenas de pessoas em Curitiba.

Frase

“O Rango de Rua é um grupo de voluntariado sem vínculo religioso e político, voltado a ajudar pessoas em situação de rua de Curitiba. O grupo faz a ação semanalmente (todas as sextas), os voluntários se reúnem numa cozinha semi-industrial onde é feito todo no preparo e montagem das marmitas, após a cozinha o grupo se reúne para a distribuição das marmitas, doce de sobremesa, achocolatado quente, suco, roupas, calçados e cobertores."

Fernando Pizzatto de Moraes, idealizador da ONG Rango de Rua.

FICHA

Rango de Rua
Quando começou: Natal de 2012
Forma de atuação: Voluntariado.
Quais são as ações praticadas: Oferece marmitas, roupas, calçados e cobertores a pessoas em situação de rua.
Público-alvo: Cerca de 300 pessoas em situação de rua são atendidas semanalmente pela ONG.
Parceria com órgãos públicos: Não tem.
Como colaborar: Trabalho voluntário e doação de alimentos, roupas, cobertores e recursos. Os interessados em ajudar podem entrar em contato via WhatsApp (41) 98708-0598 ou pelas redes sociais Facebook e Instagram (@rangoderua).

O projeto Rede do Bem

Para comemorar os seus 40 anos, o Bem Paraná criou o projeto Rede do Bem, que vai reunir o perfil de 40 entidades e ONGs de Curitiba voltadas a ajudar causas relevantes para sociedade. Até a data do aniversário do Bem Paraná, no dia 17 de junho deste ano, serão publicados os perfis das entidades às quartas, quintas e sexta, com o objetivo de divulgar o trabalho e assim fomentar a participação da sociedade.

Fonte: Bem Paraná
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo