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Calendário do comércio "desengessa" e ganha novas datas para alavancar vendas

Na luta para conquistar consumidores e aumentar o volume de vendas, o comércio brasileiro vem apostando no aproveitamento do congestionado calendário de datas comemorativas para chamar a atenção dos clientes e deixá-los mais propensos ao consumo.

Por Da Redação

01/05/2023 às 23:03:31 - Atualizado há

Na luta para conquistar consumidores e aumentar o volume de vendas, o comércio brasileiro vem apostando no aproveitamento do congestionado calendário de datas comemorativas para chamar a atenção dos clientes e deixá-los mais propensos ao consumo. A ideia, explica Luciano Auto, consultor e estrategista de marketing e vendas com mais de 20 anos de experiência, é aproveitar o calendário comercial para preparar e adequar estratégias de venda às datas que o público consumidor (em seus diferentes nichos) reconhece como sendo especiais, diferenciadas do dia a dia.

De acordo com o especialista, antigamente o calendário comercial possuía poucas datas e era mais engessado. O grande destaque para o varejo, como acontece até hoje, era o Natal e o Dia das Mães. "Depois vinha qualquer outra data. Mas com o passar do tempo esse cenário foi se transformando", aponta Luciano, citando que o Dia dos Namorados é um exemplo dessa transformação, sendo destaque de vendas no varejo por ser uma data onde há duas pessoas se presenteando. "E a partir disso outras datas começaram a surgir, como a Black Friday e a Semana do Consumidor", diz.

No começo deste ano, por exemplo, o banco digital Cora fez um levantamento para identificar as datas comemorativas com maior potencial comercial para 2023. Onze datas foram apontadas como sendo as principais para o varejo: o Carnaval (celebrado no final de fevereiro), o Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Dia do Consumidor (15 de março), a Páscoa (9 de abril), o Dia das Mães (14 de maio), o Dia dos Namorados (12 de junho), o Dia dos Pais (13 de agosto), o Dia do Cliente 915 de setembro), o Dia das Crianças (12 de outubro), a Black Friday (24 de novembro) e o Natal (25 de dezembro)

Além dessas datas de maior destaque, contudo, o levantamento da Cora também trouxe celebrações específicas que poderiam fazer sentido para o segmento e público de determinadas empresas. Com essas celebrações (que incluem datas como o Dia do Leitor, o Dia da Gula, o Dia Mundial do Hambúrguer e o Dia do Sorvete, entre outros), o calendário comercial poderia alcançar um total de 54 datas! E o melhor: segundo Luciano Auto, é possível aproveitar esse calendário repleto de celebrações para qualquer produto ou serviço.

"Pois essas datas são importantes e onde você encontra o consumidor com maior propensão ao consumo. Existe um fato novo, seja presentear a mãe, seja presentear o pai, dia dos namorados. Ou no caso da Semana do Consumidor [celebrada em março] e da Black Friday, produtos e momentos emocionais, com preços vantajosos", afirma o consultor e estrategista de marketing. "Isso gera tendência a compra, porque as pessoas sabem que aquela data vai passar e há a necessidade de comprar a lembrança, ou que aquela promoção vai acabar e o produto vai voltar para o preço normal. Esse senso de urgência é extremamente importante para alavancar as vendas", complementa ainda Luciano.

Para que a celebração se converta em vendas, contudo, é preciso que os comerciantes se planejem previamente, para se ter uma maior conquista dos consumidores. A boa notícia é que as datas não mudam, vão sempre acontecer, todo ano. "É legal usar o cronograma reverso, que consiste em pegar a data que você vai trabalhar e planejar de lá para cá. Se você vai promocionar um produto específico, tem que ter o tempo de pedido para que a entrega seja feita em tempo hábil", frisa o consultor.

No setor da moda, coleções de inverno devem ser lançadas ainda em maio
Ainda segundo Luciano Auto, as coleções são lançadas com uma temática específica e têm sua própria duração de tempo. É direcionada a um público específico e pode ser conceitual ou comercial. Para lançar suas coleções e acompanhar as tendências, o setor da moda criou um calendário baseado nas estações do ano, que foi dividido em duas épocas: outono/inverno e primavera/verão.

"Geralmente é em março que é lançada a coleção de outono e abril tem o foco nas vendas. Já em maio é lançada a coleção de inverno e junho segue com as vendas. Mas há casos em que elas são lançadas juntas: outono/inverno", comenta Luciano.

Os meses de julho e agosto são marcados pelas promoções de peças do outono/inverno que não foram vendidas. Em setembro, há o lançamento da coleção primavera e em outubro, a de verão. As coleções primavera/verão também podem ser lançadas de uma única vez. Novembro e dezembro ficam com o lançamento e venda da coleção de alto verão. "É importante entender o ciclo da moda para acompanhar os lançamentos e tendências, planejar suas vendas e vender muito em cada temporada", ressalta o consultor.

Datas comemorativas com potencial comercial
Janeiro

7 Dia do Leitor
8 Dia do Fotógrafo
11 Dia Internacional do Obrigado
26 Dia da Gula
30 Dia da Saudade
Fevereiro
1 Dia do Publicitário
14 Dia de São Valentim
16 Dia do Repórter
19 Dia do Esportista
21 Carnaval
Março
8 Dia Internacional da Mulher
15 Dia do Consumidor
20 Iní­cio do Outono
31 Dia da Saúde e Nutrição
Abril
8 Dia da Natação
9 Páscoa
13 Dia do Beijo
23 Dia Mundial do Livro
Maio
4 Dia de Star Wars
14 Dia das Mães
25 Dia do Orgulho Nerd
27 Dia do Profissional Liberal
28 Dia Mundial do Hambúrguer
Junho
5 Dia Mundial do Meio Ambiente
12 Dia dos Namorados
21 Iní­cio do Inverno
24 Dia de São João
28 Dia do Orgulho LGBTQIA+
Julho
7 Dia Mundial do Chocolate
10 Dia da Pizza
13 Dia do Rock
19 Dia Nacional do Futebol
25 Dia do escritor
26 Dia dos Avós
30 Dia Internacional da Amizade
Agosto
11 Dia do Advogado
13 Dia dos Pais
15 Dia dos Solteiros
Setembro
13 Dia da Cachaça
15 Dia do Cliente
23 Início da Primavera/Dia do Sorvete
Outubro
4 Dia Mundial dos Animais
12 Dia das Crianças
15 Dia dos Professores
30 Dia da Decoração
31 Dia das Bruxas
Novembro
1 Dia Mundial do Veganismo
13 Dia Mundial da Gentileza
20 Dia da Consciência Negra
24 Black Friday
27 Cyber Monday
Dezembro
21 Início do Verão
25 Natal
31 Ano Novo

Fonte: Bem Paraná
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