Política

"Excelente time", diz Barros sobre Ciro, Ramos e Flávia Arruda no Planalto

Por Congresso em Foco

23/07/2021 às 11:39:38 - Atualizado h√°

O l√≠der do governo na C√Ęmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), disse em seu twitter estar "entusiasmado" com a reforma ministerial anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta semana. Ele classificou como "excelente time", a chegada do senador Ciro Nogueira (PP-PI) na Casa Civil, se unindo ao general Ramos e da deputada Fl√°via Arruda no Pal√°cio do Planalto.



Barros destacou a experiência na articulação política de Ciro Nogueira para a aproximação do Executivo com o Congresso. "Aproxima o senado com um representante do primeiro escalão", disse.

A Casa Legislativa depende dessa aproxima√ß√£o para aprovar o nome do Procurador-Geral da Rep√ļblica (PGR), Augusto Aras, à recondu√ß√£o do cargo j√° anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro. O nome do Advogado Geral da Uni√£o, André Mendon√ßa, para o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), também depende do aval dos senadores.

O ex-ministro da Justi√ßa ainda n√£o é bem visto no Senado como futuro ministro da Corte. Nos corredores da Casa, senadores afirmam que ainda n√£o h√° consenso para a aprova√ß√£o da condu√ß√£o de Mendon√ßa ao STF. Antes do recesso parlamentar, o aliado de Bolsonaro estava percorrendo os gabinetes dos senadores em busca de angariar o apoio dos parlamentares.

A resist√™ncia do Senado com o Governo Federal é, em parte, devido às investiga√ß√Ķes da CPI da Covid que apura irregularidades da gest√£o de Jair Bolsonaro na pandemia de covid-19. O presidente vem proferindo ataques à Comiss√£o de Inquérito Parlamentar e aos senadores que a integram. Bolsonaro chegou a chamar a c√ļpula da Comiss√£o de "tr√™s patetas", se referindo aos senadores Omar Aziz (PSD-AM), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL), presidente, vice-presidente e relator da CPI respectivamente, provocando rachaduras.

A CPI da Covid trabalha com pelo menos duas linhas de investiga√ß√£o que podem atingir o Pal√°cio do Planalto. S√£o elas a exist√™ncia do chamado "gabinete paralelo", grupo de aconselhamento fora das diretrizes do Ministério da Sa√ļde no in√≠cio da pandemia, e as negocia√ß√Ķes irregulares na compra de vacinas entre integrantes do governo e empres√°rios, incluindo o caso do imunizante indiano Covexin.

Ricardo Barros é um dos aliados de Bolsonaro que est√° na mira da CPI. Ele foi apontado por depoentes na Comiss√£o de comandar um esquema de corrup√ß√£o dentro do Ministério da Sa√ļde. A convoca√ß√£o do deputado est√° prevista após o rein√≠cio dos trabalhos da Comiss√£o, no dia 3 de agosto.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2021 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo