Litoral PARANAGUÁ

Após 19 dias, famílias afetadas por vazamento de Nafta retornam para suas casas

Por Da Redação

29/04/2023 às 21:49:25 - Atualizado há

Segundo informações do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Paranaguá, na manhã da última sexta-feira (28), foi autorizado o retorno das famílias residentes na área portuária da cidade para suas casas. Elas foram afetadas pelo vazamento de Nafta, no dia 9 de abril desse ano.

As seis famílias tiveram que ser evacuadas devido ao vazamento do produto petroquímico Nafta durante operações realizadas pela empresa Terin.

O Vazamento

O vazamento do produto petroquímico Nafta na área portuária de Paranaguá deixou a população em estado de alerta na noite de 9 de abril.

Segundo informou em nota a Empresa Pública Portos do Paraná, o vazamento ocorreu durante a operação de Nafta do terminal Terin, na Avenida Coronel Santa Rita.

Imediatamente a equipe de prontidão da autoridade portuária foi acionada, isolando a área. As ações de controle foram coordenadas pelo Corpo de Bombeiros, Terin e pelo PAM – Plano de Ajuda Mútuo, da Portos do Paraná. A ação também contou com o auxílio da Defesa Civil e do Instituto Ambiental do Paraná (IAT).

“As operações no terminal estão suspensas. Equipes seguem trabalhando no local e todos os recursos possíveis para auxílio no atendimento a ocorrência seguem disponibilizados pela empresa pública”, destacou a nota da Portos do Paraná emitida na ocasião.

O vazamento teria iniciado por volta das 20h30 do dia 9 de abril e muitas famílias do entorno precisaram ser retiradas de suas casas, assim como funcionários de empresas localizadas na região. Pessoas que transitavam pelo local também foram orientadas sobre os riscos.

Caso é investigado

Recentemente, uma operação da Polícia Federal foi instaurada como o intuito de desvendar o que ocasionou o desastre ambiental. Até o momento, as dimensões do episódio não foram amplamente divulgadas.

Para que os motivos e consequências do desastre ambiental sejam apurados, o navio em que estava o produto que vazou durante a operação, foi submetido a um mandado de busca e apreensão por parte da Polícia Federal.

Nas buscas, os agentes colheram documentos e demais dados que vão ajudar a compreender o ocorrido. A intenção é descobrir se houve um ato criminoso ou negligência por parte dos responsáveis.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo