Política Últimas Notícias

Justiça manda vereadores gaúchos retirarem do ar notícia falsa sobre agrotóxico em arroz do MST

Por Brasil de Fato

28/04/2023 às 18:43:20 - Atualizado hĂĄ
Brasil de Fato

A Justiça do Rio Grande do Sul determinou que fossem retiradas do ar postagens com informações falsas que afirmavam que o arroz agroecológico Terra Livre, produzido pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), continha produtos quĂ­micos que jamais foram usados na produção.

As publicações tinham sido postadas em dois sites de propriedade do advogado MaurĂ­cio Fernandes da Silva, que foi secretĂĄrio municipal de meio ambiente de Porto Alegre entre 2017 e 2019, durante mandato de Nelson Marchezan JĂșnior (PSDB).

A mentira ganhou força após ser compartilhada pelos vereadores Ramiro RosĂĄrio, do PSDB de Porto Alegre, e Silvio Roberto Flores de Almeida, o Silvio da Ambulância, do PP de Nova Santa Rita, na região metropolitana da capital gaĂșcha.

Na decisão, a juĂ­za Fabiana Zaffari Lacerda, da 6ÂȘ Vara CĂ­vel da capital gaĂșcha, argumentou que "as notĂ­cias e publicações maculam a honra e imagem das cooperativas autoras e dos produtos por estas produzidos, em especial o arroz orgânico".

Os polĂ­ticos envolvidos também foram obrigados a apagar referĂȘncias aos textos em suas redes sociais. Em caso de descumprimento, poderia haver aplicação de multa diĂĄria de R$ 300, até um mĂĄximo de R$ 10 mil.

A determinação, que foi publicada na noite da Ășltima quinta-feira (27) foi cumprida. Os posts foram apagados dos sites, e referĂȘncias a eles também não constavam das pĂĄginas dos vereadores nas redes sociais. Ramiro RosĂĄrio, porém, seguia em sua campanha contra o MST, por meio de ataques ao deputado estadual Leonel Radde (PT-RS).

Alegações falsas

O caso começou depois que Silvio da Ambulância encaminhou amostras do Arroz Terra Livre para anĂĄlise em um laboratório da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Alegando a presença de produtos quĂ­micos, supostamente embasados pelos testes laboratoriais, ele e RosĂĄrio acionaram o Ministério PĂșblico.

Na denĂșncia, os vereadores pediam que o arroz perdesse a identificação de produto orgânico, jĂĄ que ela só é concedida a produtos sem aditivos quĂ­micos.

Após a mobilização, a SuperintendĂȘncia de Agricultura e PecuĂĄria do Rio Grande do Sul abriu processo administrativo para averiguação. Testes realizados pelo órgão comprovaram a ausĂȘncia de produtos quĂ­micos, o que garante a autenticidade da produção orgânica.

A autenticidade do produto foi comprovada também pelo próprio Laboratório de AnĂĄlises de ResĂ­duos de Pesticidas (LARP), da UFSM, que fez as anĂĄlises anteriores e confirmou que "não hĂĄ nĂ­veis detectĂĄveis de nenhum dos agrotóxicos analisados nas amostras".

Vereadores contra o MST

Nas redes sociais, Ramiro RosĂĄrio dedica-se a espalhar crĂ­ticas vazias ao MST, ofensas e agressões a Lula, insinuando, inclusive, que ele tem responsabilidade sobre o ataque bolsonarista à Praça dos TrĂȘs Poderes. Ele também costuma compartilhar postagens de figuras como o hoje senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) e o deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR). Não tem o hĂĄbito de postar sobre seu eventual trabalho como vereador.

De perfil mais discreto, Silvio costuma postar mensagens sobre demandas cotidianas do municĂ­pio (como problemas de iluminação pĂșblica) e imagens para marcar datas comemorativas. Nas eleições de 2022, se dedicou à campanha do senador bolsonarista Luiz Carlos Heinze, seu colega de partido, que ficou em quarto lugar na disputa pelo governo gaĂșcho.

O arroz orgânico do MST ganhou ainda mais espaço no debate pĂșblico na campanha eleitoral de 2022, quando o produto foi citado pelo então candidato à presidĂȘncia Luiz InĂĄcio Lula da Silva (PT) em entrevista ao Jornal Nacional, da Globo.

Em março, o MST realizou a vigésima edição da Festa da Colheita do Arroz Agroecológico, em Viamão (RS). Mais de 5 mil pessoas participaram do evento, que teve a colheita de cerca de 16 mil toneladas do produto.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo