A Creator Economy está em alta. É o que indica a pesquisa ROI & Influência, produzida pela YOUPIX em parceria com a Nielsen. O estudo contou com a participação de 100 profissionais de diversas empresas e segmentos. No total dessa amostra, 93,75% dos integrantes concordam com a seguinte afirmação: trabalhar com influenciadores traz um resultado que nenhum outro tipo de comunicação digital pode trazer.
Os dados divulgados pela pesquisa conferem ainda mais relevância a uma prática que pode ser considerada, ao mesmo tempo, como uma tendência e uma realidade. Isso porque o Marketing de Influência registrou crescimento pelo oitavo ano consecutivo, e para 75% das marcas que responderam a pesquisa, ele é um importante pilar estratégico dentro dos planos de comunicação, consolidando os creators e o Instagram como principais meios para a construção do planejamento de uma campanha.
Mas ainda há muito espaço para crescer. 84,4% das marcas representadas na pesquisa pretendem aumentar ou manter o investimento total em Marketing de Influência em 2023. Outro dado relevante aponta que o número de anunciantes com orçamentos superiores a 1,5 milhão de reais por ano dobrou de 2021 para 2023, o que indica o aumento do investimento nesse mercado.
Neste contexto ocorre, também, uma transformação nos maiores palcos das campanhas de Marketing de Influência – as redes sociais. Plataformas que oferecem recursos para conteúdos em vídeos curtos são as mais procuradas para campanhas com influenciadores. Principal expoente da modalidade, o TikTok cresceu 43% entre 2021 e 2023. Enquanto isso, o Instagram alcançou impressionantes 99% de preferência das marcas na hora de fazer campanhas.
Do outro lado da moeda, YouTube e Twitter registraram quedas de 19,6% e 19% na preferência das marcas, respectivamente. A perda do espaço do Twitter nos planos de mídia é atribuída às mudanças estruturais implementadas pela polêmica gestão de Elon Musk.