Política

Governo Lula reconhece que errou ao manter bolsonaristas no GSI

Por G1

20/04/2023 às 09:17:46 - Atualizado h√°
G1
O presidente Luiz In√°cio Lula da Silva reconheceu, em conversa com interlocutores, que o governo errou ao manter militares bolsonaristas no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e na Ag√™ncia Brasileira de Intelig√™ncia (Abin).

Esses cargos permaneceram inalterados mesmo após alertas, feitos por assessores, de que a situação poderia gerar problemas para a administração atual.

Nas reuniões no Pal√°cio do Planalto que decidiram a sa√≠da do general Gonçalves Dias do comando do GSI, nesta quarta-feira (19), Lula e equipe avaliaram que a presença desses militares ligados a Bolsonaro foi um "grande equ√≠voco" na largada do governo.

Esses militares, segundo as investigações, teriam se comportado durante a invasão do dia 8 de janeiro muito mais para proteger os invasores do que para tentar cont√™-los.

As imagens divulgadas ontem mostram exatamente isso: auxiliares do ex-ministro Gonçalves Dias dando √°gua para os invasores e indicando uma sa√≠da de emerg√™ncia para eles.

A Pol√≠cia Federal vai, agora, checar se os invasores que foram orientados por militares do GSI foram, ou não, detidos no Pal√°cio do Planalto.

O general Gonçalves Dias diz que sua equipe estava direcionando os bolsonaristas que invadiram o Planalto para o segundo andar, onde seriam presos.

Se não foram, investigadores avaliam que eles foram protegidos para deixar o local e escapar exatamente da prisão.

Incômodo desde janeiro

No in√≠cio do ano, apesar de criticado por manter militares bolsonaristas, o general Gonçalves Dias apresentou dois motivos:

alguns seriam amigos dele e de sua confiança;

outros não poderiam ser afastados porque a sa√≠da o trabalho de segurança do Pal√°cio do Planalto.

Aconteceu exatamente o contr√°rio no dia da invasão da sede do Executivo Federal.

Lula segue confiando no seu ex-ministro, não acredita que ele tenha ajudado os invasores, mas ficou irritado com o general por avaliar que ele errou em confiar em bolsonaristas na sua equipe.

Além disso, ou ele foi enganado ao dizer a Lula que não sabia da exist√™ncia das imagens ou escondeu o fato do presidente porque poderia trazer problemas para ele.
Fonte: G1
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania