Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Alimentos

Famílias de Curitiba e SJP recebem 30 toneladas de alimentos

Doações marcam o início da Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agrária no Paraná


Arquivo/Lia Bianchini

Mais de 30 toneladas de alimentos foram doadas segunda (17) para comunidades de Curitiba e São José dos Pinhais. As cestas contam com itens básicos, como arroz, feijão e mandioca, além de uma grande variedade de legumes e frutas.

Os alimentos foram doados por agricultores familiares de diversos acampamentos e assentamento. A atividade marca o início da Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agrária no Paraná, que reúne na capital, até quarta-feira (19), mais de 500 camponeses e camponesas do estado.


As doações promovidas pelo MST vão ser partilhadas com mais de 300 famílias da comunidade Independência, em São José dos Pinhais. No local, vivem muitos imigrantes e famílias que trabalham com materiais recicláveis, e que nos últimos anos têm enfrentado dificuldades para se alimentar.


Outra comunidade beneficiada pelas doações será a ocupação Tiradentes 2, na Cidade Industrial de Curitiba. As 64 famílias que ali vivem sofrem com ameaças de despejo após um pedido de reintegração de posse.


Durante a Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agrária no Paraná, o principal pedido é pelo assentamento de mais de 7 mil famílias que vivem em 83 acampamentos rurais do estado.


Ao mesmo tempo em que lutam pela moradia digna na cidade, os movimentos sociais também reivindicam a democratização do acesso à terra no campo, garantida pela Constituição Federal.


A jornada acontece simultaneamente em todo o Brasil. Em 2023, os atos também lembram os 27 anos de impunidade do Massacre de Eldorado dos Carajás, registrado em 1996, no Pará. Na ocasião, a Polícia Militar matou 21 camponeses e mutilou outros 69. Ninguém foi punido pelos crimes.

alimentos Curitiba São José dos Pinhais arroz feijão mandioca agricultores familiares Reforma Agrária MST ocupação Tiradentes 2 Lutas em Defesa da Reforma Agrária no Paraná assentamento Constituição Federal

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!