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Vitrines inteligentes são fundamentais para enfrentar concorrência

Por Da Redação

17/04/2023 às 11:58:20 - Atualizado há
Vitrines inteligentes são fundamentais para enfrentar concorrência

O comércio eletrônico está cada vez mais concorrido e uma experiência ruim poderá se tornar um fator determinante para afastar potenciais consumidores e comprometer os resultados do negócio. Aliás, um estudo da consultoria Gartner comprovou que 50% dos consumidores têm grandes chances de migrar para sites concorrentes se forem expostos a experiências desconfortáveis.

E para não correr o risco de perder clientes e ainda oferecer uma boa jornada aos usuários, os lojistas têm buscado estratégias para atrair e fidelizar os consumidores, utilizando a inteligência artificial a seu favor. Um bom exemplo são as vitrines inteligentes.

Para quem não sabe, as vitrines inteligentes são espaços que, dentro de uma loja virtual, exibem produtos recomendados pelo Sistema de Recomendação, que utiliza algoritmos, análise de dados e inteligência artificial para sugerir itens relevantes para os consumidores. É comum que essas vitrines apareçam na home, naspáginas de produtose também noscarrinhos de compra. Ou seja, elas são como vendedores virtuais recomendando produtos de uma forma inteligente dentro da loja online.

Outro ponto importante dessa ferramenta é que ela aumenta a experiência de compra dos usuários, fideliza clientes, melhora o giro de estoque, além de elevar a taxa de conversão e até o ticket médio.

Existem três tipos de vitrines inteligentes. Que tipos são estes e como funcionam?

O comércio eletrônico tem à sua disposição, hoje, três tipos de vitrines inteligentes.

A primeira delas é a vitrine personalizada, que funciona como os vendedores das lojas físicas, sugerindo produtos e indicando similares. O sistema de recomendação analisa quais são os produtos que o cliente está procurando no campo de busca, em quais está clicando para ver mais detalhes, se algum produto foi adicionado ao carrinho de compras, entre outros comportamentos. Com esses dados, faz recomendações de acordo com as preferências do usuário.

O segundo tipo de vitrine é a não personalizada. Nesse caso, a loja virtual também vai fazer sugestões para os consumidores, mas sem se basear nos dados de navegação de cada um.

E o terceiro tipo de vitrine inteligente é a autônoma, que é a versão mais eficiente das vitrines de recomendação. Graças a um sistema de recomendação com inteligência artificial, que faz análises em tempo real, as vitrines mais interessantes para cada usuário se posicionam sozinhas, nos lugares mais estratégicos e sem a necessidade de configuração. Até mesmo as seções mais genéricas, como a de lançamentos e de ofertas, podem ser ajustadas automaticamente, com base nas preferências do consumidor. É a tecnologia a serviço dos lojistas e consumidores.

Fonte: BandNews
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