O cenário dos e-sports tem ganhado reconhecimento em todo o mundo com a popularidade dos jogos e a profissionalização dos jogadores e é um ramo que movimenta milhões de reais no Brasil.
Porém você já parou pra pensar quanto ganham os profissionais dessa área? Um levantamento inédito traz esses dados incluindo o salário de jogadores, analistas e até psicólogos. Confira.
O levantamento foi feito por Felipe Funari, CEO da W7M Esports, com referências de outras pesquisas da indústria e divulgado pela Forbes.
De acordo com a pesquisa, em 2023 o mercado dos e-sports, modalidade esportiva de jogos eletrônicos, deve movimentar cerca de US$2 bilhões em todo o mundo e contar com mais de 640 milhões de espectadores nas partidas oficiais.
O crescimento dessa indústria tem exigido não só uma profissionalização dos jogadores, mas também a contratação de novos funcionários para diversos setores, incluindo comunicação, direção de arte, analistas e psicólogos.
Confira a lista de salários divulgada no levantamento:
A pesquisa destaca que os jogos com maiores receitas nos e-sports são "Counter Strike", "League of Legends" e "Valorant". A indústria enfrenta um crescimento absurdo e a variação de valores corresponde ao nível profissional de cada colaborador.
E-sports, ou esportes eletrônicos, são competições de jogos eletrônicos, onde os jogadores profissionais disputam entre si em jogos específicos, com o objetivo de vencer torneios, campeonatos ou ligas e ganhar prêmios em dinheiro ou outros benefícios.
Os e-sports têm se tornado cada vez mais populares e profissionais nos últimos anos, com a formação de equipes, patrocínios e transmissões ao vivo em plataformas online.
Assim como em esportes tradicionais, os jogadores de e-sports têm que treinar duro para aprimorar suas habilidades e estratégias.
Os e-sports são considerados uma indústria em expansão, com um público cada vez maior e investimentos crescentes. Grandes empresas de tecnologia, como a Intel e a NVIDIA, têm patrocinado torneios de e-sports, enquanto times esportivos tradicionais, como o Paris Saint-Germain e o Manchester City, investiram em equipes de e-sports para expandir suas marcas.