Geral Ciência

Asteroide descoberto é quase uma segunda Lua da Terra

Por Vítor Martins

15/04/2023 às 19:44:27 - Atualizado há
Kids Pplaware

Cada vez mais sabemos que é maior o desconhecimento do que o conhecimento do espaço que nos envolve. E se lhe disser que a nossa lua não é única companheira cósmica da Terra?

Na verdade, foi descoberto há pouco tempo um asteróide 2016 HO3 que também orbita o Sol e, tal como a Lua, este não se desvia muito da Terra, tornando-se assim uma "quase segunda Lua" da Terra.


Este não é caso único, os asteróides têm órbitas que são seguidas e são detectados padrões nos seus comportamentos ao longo de décadas. Segundo Paul Chodas, do Centro de Estudos dos Objetos Próximos da Terra da NASA, "Um outro asteróide – 2003 YN107 – seguiu um padrão orbital semelhante durante algum tempo, isto há mais de 10 anos atrás, mas, desde então, partiu para longe da nossa vizinhança".


Já o novo asteróide, por sua vez, possui uma órbita mais coincidente com a do planeta Terra:


"Os nossos cálculos indicam que 2016 HO3 tem sido um quase-satélite estável da Terra há quase um século e vai continuar a seguir esse padrão nos séculos que virão."


Este asteróide foi descoberto no dia 27 de Abril por cientistas que operavam o telescópio Pan-STARRS 1, no Havaí.


Mas este asteróide é do tamanho da Lua?

Enquanto a Lua tem 1.737 km de raio, este asteróide é substancialmente mais pequeno. Não se sabendo o tamanho exacto do objecto espacial, os investigadores pensam que ele terá entre 40 a 100 metros de largura. Este rochedo espacial à medida que orbita o Sol, faz também uma órbita em torno da terra, metade passa pela frente do planeta, a outra metade passa por trás.


Segundo as declarações dos investigadores, a órbita do asteróide 2016 HO3 é ligeiramente inclinada em relação à da Terra, de modo que o asteróide também oscila para cima e para baixo através do plano orbital do nosso planeta.


Poderá colidir coma a Terra?

As simulações que são feitas às órbitas do 2016 HO3 indicam que o trajecto deste tenderá a mudar com o passar do tempo, a força gravitacional da Terra, contudo, evitará que se aproxime do planeta, forçando a que mantenha sempre uma distância estável, andará sempre para lá dos 14,5 milhões de quilómetros do nosso planeta e não se afastará mais do que 38,6 milhões de quilómetros.


"Com efeito, este pequeno asteróide está preso numa pequena dança com a Terra", Afirmou Chodas.


Este asteróide ainda dará mais informações, é ainda pouco conhecido mas, pelo que foi dado a conhecer, mantém uma vizinhança segura, uma Lua pequena em forma de calhau!

Fonte: Kids Pplaware
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo