Saúde Lifestyle

Cinco alimentos para manter longe de cães e gatos (são perigosos)

Por Da Redação

07/04/2023 às 14:23:45 - Atualizado há

Aliás, a especialista até fez uma lista com os cinco alimentos que são mesmo completamente proibidos não só nesta época do ano, mas sempre.

1- Chocolate

"Quem nunca recebeu chocolates na Páscoa? Nesta época do ano é preciso ter especial atenção para que não tenham acesso a nenhum chocolate, visto que é extremamente tóxico para eles. A ingestão acidental de chocolate pode afetar o sistema cardíaco, nervoso e respiratório dos animais, provocando vômito, diarreia, agitação e tremores musculares. Em cenários mais extremos, pode levar a arritmias cardíacas, convulsões, danos renais e até à morte."

2- Pratos com alho e cebola

"Componentes que são muito bem tolerados pelo corpo humano e que fazem parte de todas as nossas refeições, podem não ser aconselhados para 'pets'. É o caso da cebola e do alho, tão típicos dos nossos refogados. Ambos podem levar a sintomas gastrointestinais severos (vômitos e diarreia) e causar anemias."

3- Uvas (incluindo as passas)

"A uva contém uma substância tóxica que ao ser ingerida pode provocar insuficiência renal. Após ingestão aparecem vários sintomas como diarreia, vômito, letargia e as tais alterações renais. As passas, por serem uvas desidratadas, causam sintomas ainda mais rapidamente, por concentrarem mais estas toxinas."

4- Nozes da Macadâmia

"Em geral, frutas secas não são os alimentos mais aconselháveis para animais. Elas têm um alto teor de fósforo e geralmente também contêm altos níveis de gorduras. As nozes da macadâmia, que são muito comuns em bolachas e doces, podem provocar vômitos, fraqueza, incoordenação e hipertermia em cães."

5- Ossos e espinhas

"É muito frequente darem os ossos a cães para roer, apesar de ser uma prática desaconselhada, mas é preciso ter muita atenção ao tipo de ossos que se dá. Além de poderem danificar os dentes, podendo inclusive parti-los, podem causar obstruções nos pós-boca ou intestinais, ou até mesmo levar à perfuração intestinal, se forem ossos que quebrem-se em lascas (como o frango, por exemplo). Perigos semelhantes poderão ocorrer aos gatos em situações de ingestão de espinhas."

Leia Também: A fruta que vai te ajudar a queimar mais calorias durante o treino

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania