Litoral LITORAL DO PARANÁ

Mais de 3 mil animais marinhos foram encontrados encalhados no Litoral em 2022

Por Da Redação

06/04/2023 às 14:16:21 - Atualizado há

O Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), divulgou no dia 30 de março um importante balanço.

O levantamento trouxe o número atualizado de animais marinhos que foram encontrados encalhados no Litoral do Paraná em 2022. Ao todo foram 3.376 registros de animais marinhos, entre espécies que são foco do projeto (aves, mamíferos e tartarugas marinhas).

De acordo com o estudo, este foi o segundo maior número de registros em sete anos de projeto. Vale destacar que 2018 ainda segue como o ano de maior número de animais debilitados ou mortos localizados no Litoral do Paraná.

“Dentre as espécies registradas, há diversas que estão classificadas como ameaçadas de extinção e por isso o trabalho integrado e contínuo para reduzir os impactos à fauna marinha de nosso estado é crucial e depende de cada um de nós!”, destacam os especialistas.

Ainda conforme o levantamento, assim como em 2018, 2022 teve um aumento expressivo no número de encalhes de pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus).

Apesar de muitos animais não resistirem, também são muitas as vitórias conquistadas.

Mas não temos apenas notícias ruins, pois em 2022 batemos nosso recorde de animais reabilitados. Foram 100 animais marinhos atendidos, reabilitados e soltos pela equipe @lecufpr da @ufpr_oficial. Foi o recorde de solturas em um ano desde o início do projeto no Paraná”, explica o LEC.

O Laboratório reforça que as reabilitações bem-sucedidas também foram destaque no ano que passou.

Destacamos também que este foi o ano em que a nossa taxa de sucesso de reabilitação aumentou para 41%, melhor número em comparação aos últimos quatro anos de PMP-BS/UFPR. Sabemos que esse resultado positivo é consequência de vários fatores, mas dentre eles destacamos o trabalho dedicado e cuidadoso realizado por toda a nossa equipe e a colaboração dos parceiros do PRAE (protocolo de encalhe do estado do Paraná) e da comunidade local”, enfatiza o LEC.

“Para atendermos os animais com qualidade e obtermos os melhores resultados, contamos com a colaboração de várias instituições em diversos municípios, os quais acionam nossa equipe para resgate e contribuem efetivamente para a recuperação dos indivíduos ou coleta de dados”, conclui o Laboratório de Ecologia e Conservação.

Colabore com a Causa

Você pode ajudar na realização dos trabalhos fazendo sua parte. Caso encontre um animal marinho debilitado ou morto nas praias que integram o Litoral do Paraná, entre em contato com o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) via PMP-BS através dos seguintes telefones: 0800 642 3341 ou pelo WhatsApp: (41) 99213-8746.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo