Educação Francisco Alves

Pais denunciam descaso do Núcleo Regional de Umuarama

Eles querem providências para melhorias no Colégio Estadual Vicente Tomazini, em Francisco Alves

Por Jornalista Luciana Pombo

05/03/2023 às 17:00:32 - Atualizado há
Reprodução

Pais de alunos do Colégio Estadual Vicente Tomazini, em Francisco Alves, estão passando dificuldades com a situação da instituição de ensino – sem estrutura para os alunos. O colégio ficou em evidência essa semana após alunos filmarem e fotografarem larvas dentro da merenda escolar. As larvas estariam em sacos com arroz armazenados na cantina. O colégio tem 479 alunos matriculados.

Desde do dia 7 de fevereiro, quando as aulas voltaram, os pais se reuniram para protestar contra as condições precária do colégio. Muitos estariam com medo de mandar os filhos para o colégio – que funciona em tempo integral. Eles levaram a preocupação ao Núcleo Regional, à direção do colégio e a Câmara de Vereadores. Ninguém tomou qualquer providência. "Não sabemos mais o que fazer. Até mesmo a Fundepar foi procurada, mas não quis nos dar qualquer retorno. Estamos sendo perseguidos", reclamou um dos pais.

O blog teve acesso ao grupo de pais de alunos para confirmar as denúncias. Os pais criaram uma página nas redes sociais com o nome "Vamos Questionar Tudo" para chamar atenção das autoridades. A direção do colégio prometeu que os alunos em tempo integral teriam cinco refeições diárias, mas estariam recebendo apenas três. Numa delas, apenas bolacha e em quantidade limitada.


As salas de aula não teriam estrutura e, em dias de chuva, os alunos têm que ficar embaixo d´água porque o telhado está quebrado e muitas goteiras podem ser observadas. Para minimizar riscos de escorregar, são colocados baldes nas salas para captar água da chuva. No refeitório, podem ser vistos buracos e canos à mostra que impediriam qualquer restaurante de funcionar pelas normas da Vigilância Sanitária. "Isso que os alunos ficam mais de 20 minutos para pegar a comida porque tem mais alunos do que o refeitório comporta", reclama um pai.


Uma mãe ficou indignada com a estrutura física e o mato alto. Alguns alunos reclamam que viram cobras e outros animais peçonhentos no colégio. A escola tem apenas dois banheiros em funcionamento e sem papel higiênico para os alunos. "Não tem nem copos nos bebedouros para os alunos. Não estamos exigindo muito, apenas os direitos dos cidadãos que pagam os impostos", comentou um pai.


O medo da maioria dos pais é com cigarros e drogas, já que a direção – segundo eles – não toma ações para inibir o uso de tabaco na escola. "Estamos pedindo socorro!".

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo