Política PARANÁ

Projeto prevê acompanhamento especializado para autistas nas escolas estaduais paranaenses

Os autistas e seus familiares podem receber em breve uma boa notícia no que se refere à inclusão nas instituições de ensino.

Por E Mais Notícias

22/02/2023 às 10:33:13 - Atualizado há
E Mais Notícias

Uma proposta está tramitando na Assembleia Legislativa do Paraná e caso seja aprovada vai determinar que as escolas estaduais contem com profissionais com certificação técnica ou ensino superior para realizar o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O projeto de lei 31/2023 é de autoria do deputado Thiago Bührer (União Brasil). Além disso, a proposta ainda proíbe a contratação e utilização de estagiários para exercer a função, exceto quando acompanhado de um profissional comprovadamente capacitado no atendimento àqueles que possuem TEA.

A determinação reforça que as despesas decorrentes na execução da iniciativa serão custeadas com recursos próprios no orçamento vigente.

O projeto justifica também que o tratamento adequado e o apoio educacional em idade precoce melhoram os resultados em longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.

"Diante disso, os professores e demais profissionais de educação precisam ser sensíveis, criteriosos e observar as potencialidades e habilidades, trabalhando com responsabilidade, fortalecendo parcerias com as famílias e demais profissionais que atendem o aluno", explica o Deputado.

Para a parnanguara Andrea Figueiredo, mãe de uma jovem com espectro autista, a aprovação do projeto será de extrema importância.

"Minha filha tem 20 anos e ficou uma década na APAE de Paranaguá contando com todo tipo de atendimento. Agora ela estuda em uma escola estadual e tem uma professora de apoio, mas acho super importante que esse trabalho seja feito por especialistas em autismo para auxiliar na demanda, porque já teve ocasiões em que dois autistas eram atendidos por um único profissional", pontua a mãe.

Agora a torcida é que o projeto seja colocado em prática, para isso, ele aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo