Economia Updated

Atividade empresarial dos EUA se recupera e atinge maior nível em 8 meses, mostra S&P

Por Por Lucia Mutikani

21/02/2023 às 17:30:32 - Atualizado há
Isto É


WASHINGTON (Reuters) – A atividade empresarial dos Estados Unidos se recuperou de forma inesperada no mês fevereiro, atingindo seu nível mais alto dos últimos oito meses, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta terça-feira, que também mostrou queda da inflação.

O S&P Global disse que seu Índice de Gerentes de Compras (o PMI, na sigla em inglês), que acompanha os setores de manufatura e serviços, aumentou para 50,2 este mês, após registrar 46,8 em janeiro.

O novo índice encerrou uma sequência de sete meses seguidos do PMI abaixo da marca de 50, o que indica contração no setor privado. O setor de serviços foi responsável pelo aumento da atividade empresarial, enquanto a manufatura permaneceu fraca. Economistas consultados pela Reuters previam o PMI em 47,5.

"Apesar dos ventos contrários das taxas de juros mais altas e do aperto no custo de vida, o ânimo no ambiente de negócios melhorou em meio aos sinais de que a inflação atingiu o pico e os riscos de recessão desapareceram", disse Chris Williamson, economista-chefe de negócios do S&P Global Market Intelligence.

"Ao mesmo tempo, as restrições de oferta diminuíram na medida em que os prazos de entrega de insumos nas fábricas estão melhorando a um ritmo que não víamos desde 2009."

A recuperação da atividade empresarial se encaixa nos recentes dados robustos sobre vendas no varejo, mercado de trabalho e produção manufatureira, que sugeriram um bom momento da economia no início do ano.

Os relatórios alimentaram os temores de que o Federal Reserve possa manter sua campanha de aumento das taxas de juros durante o verão. O Banco Central dos EUA elevou sua taxa básica de juros em 450 pontos-base desde março passado, de quase zero para uma faixa de 4,50% a 4,75%. Embora sejam esperados mais dois aumentos de 25 pontos em março e maio, os mercados financeiros estão apostando em outro aumento em junho.

O índice composto instantâneo de novos pedidos subiu para 48,6 este mês, a partir de uma leitura final de 47,8 em janeiro. De acordo com o S&P Global, "a hesitação dos consumidor, a redução de estoque e o impacto das taxas de juros mais altas e da inflação nos gastos" foram citados como fatores que pesam sobre os novos pedidos.

Com a demanda fraca, a inflação continuou a recuar. O índice que calcula os preços pagos por insumos pelas empresas caiu para 60,6 este mês, vindo de 63,0 em janeiro.

O PMI ligado à manufatura subiu para 47,8, vindo de 46,9 em janeiro. O ritmo de novas encomendas permanece moderado. O PMI do setor de serviços aumentou para 50,5, saindo de 46,8 em janeiro. O índice havia contraído por sete meses consecutivos.

Fonte: Isto É
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo