Grande Curitiba rmc

Cidade da RMC registra novo caso de raiva e faz ação onde morcego estava

Por Nosso Dia

11/02/2023 às 15:17:26 - Atualizado há
Nosso Dia

A cidade de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, registrou um novo caso de raiva. Esse é o segundo registro oficialmente confirmado em menos de seis meses. O morcego com o vírus rábico estava na região central da cidade e segue sendo monitorado pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Campo Largo.

O caso anterior aconteceu em agosto de 2022. A diretora da Vigilância em Saúde do município, Viviane Janz Moretti, solicita que toda a população mantenha a vacinação dos seus animais em dia. "Uma vez que os animais de estimação estão corretamente vacinados, forma-se uma barreira sanitária que reduz a possibilidade de transmissão desta grave doença", explica ela.

O departamento solicita também que, caso sejam encontrados morcegos em situação anormal (caídos no chão ou voando durante o dia), ou mortos, a pessoa que encontrou não toque no animal, impeça o contato de outros animais com o morcego, e apenas coloque um balde sobre ele. Em seguida, entre em contato com a Vigilância em Saúde e mantenha o lugar fechado até que a equipe realize o recolhimento do bicho possivelmente infectado.

Outro alerta da diretora é com relação ao estigma em torno dos morcegos. "Lembramos a todos para não caçar ou matar morcegos desnecessariamente. Eles são animais extremamente importantes para o equilíbrio ecológico, e também são protegidos por leis ambientais. Eles não são os culpados pela doença, são tão vítimas quanto os demais animais que podem se contaminar", destaca.

A Vigilância está organizando uma ação casa a casa, no entorno do local onde apareceu o morcego, para repassar informações importantes. "Solicitamos a todos que recebam os fiscais para que eles possam orientar sobre as ações necessárias, a fim de reduzirmos o risco da transmissão da raiva aqui em Campo Largo", finaliza a diretora.

Informações

Para mais esclarecimentos entre em contato com a Vigilância em Saúde no telefone (41) 3291-5116 ou pelo aplicativo de mensagens WhatsApp no número (41) 99515-0086.

Fonte: Nosso Dia
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo