Geral Yanomami

Ministério apura denúncia de que garimpeiros ilegais engravidaram 30 adolescentes Yanomami

Por G1 RR

05/02/2023 às 15:59:07 - Atualizado há
Foto: Valéria Oliveira/g1 RR/Roraima

O governo federal apura a denúncia de que 30 meninas Yanomami engravidaram de garimpeiros ilegais na Terra Yanomami. A informação é do ministro de Direitos Humanos (MDHC) e da Cidadania, Silvio Almeida. O Ministério Público Federal também vai investigar o caso.

"Estamos fazendo um relatório de violação de direitos humanos neste contexto, e a Secretaria Nacional da Criança e do Adolescente, ao colher as informações, chegou a informação de que haveria ao menos 30 adolescentes grávidas dos garimpeiros.", disse ele em entrevista à GloboNews.


A informação foi reportada à pasta dos direitos humanos em uma das visitas da equipe à capital do estado para apurar possíveis violações aos direitos humanos dos indígenas. Uma das primeiras reuniões ocorreu com lideranças locais. Após ouvi-los, os secretários afirmaram que os indígenas vivem um "cenário de insegurança" no território.


Agora, com a nova suspeita, o ministério deve ouvir as pessoas envolvidas. Relatos de que garimpeiros estupram mulheres e meninas Yanomami já foram citados por lideranças em relatórios sobre os invasores na reserva.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo