Geral Trânsito

Sobrevivente de acidente com ônibus relata momentos de desespero: "rastejamos pra sair"

Por Banda B

31/01/2023 às 13:07:31 - Atualizado há

O empresário Alex de Souza Marques, de 30 anos, é um dos 48 sobreviventes do acidente com um ônibus da Viação Catarinense em Fernandes Pinheiro, na região central do Paraná, nesta terça-feira (31). Ele conversou com o repórter Paulo Sava, da Rádio Najuá, que colabora na cobertura do acidente com a Banda B.

sobrevivente acidente com ônibus
Foto: Paulo Sava – Rádio Najuá


O ônibus, que seguia de Florianópolis (SC) com destino à Foz do Iguaçu (PR), saiu da pista por volta da 1h50 da madrugada e tombou em uma área de vegetação. O acidente deixou sete mortos e 22 feridos.

Marques, que é natural de Foz do Iguaçu, estava sentado ao lado da janela e diz que acordou ao perceber barulhos de buzina. Ele não soube precisar por quanto tempo o motorista andou na contramão.

"Eu não durmo geralmente nessas viagens, eu tenho medo porque já me acidentei antes, e eu via gente buzinando, porque ele estava comendo a outra pista. Eu vi isso umas cinco vezes no meio do caminho. Quando aconteceu o acidente, ele desceu sem nenhum arranhão e eu perguntei para ele o que aconteceu e ele falou: desculpa, não vou mentir para você, eu dormi no volante", relatou.

Marques lembrou que as pessoas gritavam por socorro e buscavam uma maneira de sair do ônibus na escuridão.

"Tinha muita gente ferida, gritando e estava escuro. Quebraram a parte de cima e tinha gente pedindo pra sair devagar porque o ônibus estava pendurado numa ribanceira. A gente rastejou para conseguir sair e subir para estrada", disse.

O passageiro contou que ele e o cunhado voltavam de uma viagem a passeio em Balneário Camboriú, onde embarcaram. Enquanto falava com o repórter Paulo Sava, o rapaz revelou que buscava informações sobre o paradeiro do familiar.

"Estou procurando meu cunhado. Não consegui achar ele ainda. A gente tem esperança que ele esteja com vida em algum lugar. Não sei se está em algum hospital, porque não estamos achando e os documentos dele estão comigo", ressaltou.

O acidente

O ônibus da Viação Catarinense saiu de Florianópolis (SC), às 16h20, com destino à Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná. O trajeto de 940 km foi interrompido na metade do caminho, por volta da 1h50 da madrugada, quando o coletivo saiu da pista e tombou em uma área de vegetação, no km 232, da BR-277.

ônibus acidente fernandes pinheiro
Foto: PRF


Segundo a PRF, haviam 54 passageiros no coletivo, além do motorista. Destes, 22 foram encaminhados para hospitais e 26 foram liberados sem ferimentos.

Para o repórter Paulo Sava, a Santa Casa de Irati informou que 15 vítimas deram entrada no local, sendo quatro encaminhadas para cirurgia, uma em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dez em observação.

Os outros sete feridos foram atendidos em Unidades de Pronto Atendimento da cidade.

acidente com ônibus br-277
Foto: Paulo Sava – Rádio Najuá


O que diz a Viação Catarinense

Por meio de nota, a Viação Catarinense lamentou o acidente e se colocou à disposição para esclarecimentos.

"A empresa lamenta profundamente o ocorrido e está com equipes no local prestando assistência aos passageiros e familiares. A Viação Catarinense reforça seu compromisso com a segurança e está à disposição das autoridades para esclarecimentos sobre o acidente", diz a nota.

Fonte: Banda B
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo