Economia Como guardar dinheiro

Como guardar dinheiro: 9 dicas práticas para você poupar

Por Diário de Curitiba

30/01/2023 às 20:01:26 - Atualizado há
Foto: Ilustração/Pexels


Saber como poupar dinheiro pode ser bem complicado, principalmente com tantas coisas diferentes para fazer e lugares legais para visitar que se tem hoje em dia. Entretanto, ter essa prática pode ser a chave para você conquistar seus propósitos e objetivos, tornando sua vida mais feliz.

E é sobre isso que vamos falar neste artigo. Aqui você vai encontrar as melhores estratégias para controlar suas finanças e conseguir guardar uma boa grana durante o ano. Confira a seguir:

1. Liste suas metas e objetivos

Normalmente, juntamos uma grana por um ou mais objetivos específicos, seja ele para adquirir um objeto, comprar um imóvel ou veículo, ou ainda fazer a viagem tão sonhada. Dessa forma, você estará motivado para atingir seus desejos e se manterá mais engajado para economizar a grana requerida.

A partir dos objetivos, você pode criar as metas para conquistá-los. Comece com um planejamento, adicionando a quantia desejada, o que precisa realizar e o tempo necessário. Além disso, você poderá acompanhar a evolução de cada meta, podendo ajustá-las conforme as necessidades ou imprevistos que surgirem.

2. Defina um orçamento e organize seus gastos

Organize suas finanças em planilha para saber exatamente o quanto precisa gastar. Assim, você aproveita para diminuir custos com coisas supérfluas e define o quanto pode guardar.

Tenha sempre em mãos os gastos essenciais, os gastos livres e o que pode ser poupado, para não esquecer e manter focado. Além disso, faça uma limpa nas suas contas, quitando boletos em aberto, ou até renegociando dívidas. Manter tudo em dia é fundamental para não pagar juros, e gastar mais que o necessário.

3. Decida onde vai guardar seu dinheiro

Escolher uma instituição financeira pode ser uma tarefa difícil, mas é fundamental para poder movimentar a grana. Lembrando que através dela você poderá investir o dinheiro e conseguir um bom rendimento enquanto está juntando o montante desejado.

Atualmente, as melhores opções são os bancos digitais, já que podem ser acessados de maneira online pelo celular, e assim ter o controle das finanças nas palmas das suas mãos. Selecionamos esse artigo sobre como escolher um banco digital de confiança com dicas indispensáveis para optar pela melhor opção para você!

4. Pense bem antes de comprar algum item

Muitas pessoas compram por impulso, sem nem pensar se realmente precisam daquele item. Outras não podem ver a palavra "promoção" que já abrem a carteira e adquirem o máximo de itens possíveis. Há também aquelas que compram pelo status que o produto ou bem pode gerar na sua vida.

Por isso, antes de sair gastando, analise se realmente precisa, quais suas prioridades, e se tem dinheiro para adquirir o item desejado. Evite gastos com supérfluos e mantenha-se centrado nos seus objetivos.

5. Evite novas dívidas

Nem sempre é fácil, mas é fundamental evitar ficar fazendo novas dívidas. Priorize pagar em dia as que estão em aberto, e só faça uma nova se for algo urgente. Assim, você mantém o orçamento e o controle financeiro mais equilibrado, e conseguirá guardar cada vez mais dinheiro com a finalização de cada conta.

6. Cuidado com os juros altos

Evite utilizar créditos que possuem os juros altos, afinal são os grandes vilões das finanças pessoais. Cuidado com cartões de crédito convencionais e cheque especial. Busque opções com juros mais baratos, conferindo as alternativas em instituições financeiras diferentes.

Atualmente, é mais fácil encontrar cartão de crédito sem anuidade, com programa de milhas, e até mesmo com taxas mais baixas, em comparação com os grandes convencionais.

7. Mantenha em dia suas contas

Como já mencionamos, os juros podem te atrapalhar a economizar dinheiro. Muitas contas possuem taxas altíssimas por atraso de pagamento, influindo em maior gasto. Então, não deixe de controlar tudo pela planilha e pague todas as contas em dia.

8. Atenção com as compras por aplicativos

Os apps vieram para facilitar as compras de muitos produtos, porém é comum perdermos o controle exatamente devido à praticidade de uso. Cuidado, principalmente, com o uso de aplicativos de delivery, já que são os que mais oferecem ofertas tentadoras e cupons de descontos, várias vezes ao dia com opções deliciosas. Se for muito difícil resistir, busque silenciar as notificações, e só utilize quando necessário.

9. O barato pode sair caro

É comum aliarmos o mais barato com economizar, mas nem sempre isso realmente acontece. Afinal, muitas vezes, oferecem produtos de baixa qualidade, fazendo com que dure menos tempo que o normal. E no fim das contas, você terá que adquirir outro item mais cedo que o planejado e acabar gastando novamente.

Analise o custo-benefício antes de qualquer compra, pois há vezes que aquele produto caro pode ter um custo maior, mas sua durabilidade e qualidade será maior também, compensando seu investimento.

Gostou de conhecer as maneiras de como guardar dinheiro? Comece já a aplicar essas dicas e controle sua vida financeira com mais eficiência. Compartilhe esse artigo com seus amigos!

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo