Entretenimento

Andréa Pachá lança edição comemorativa de 10 anos de A vida não é justa no Rio de Janeiro

Por Diário de Curitiba

24/01/2023 às 05:15:22 - Atualizado há

Na noite de hoje, terça-feira (24/01), Andréa Pachá recebe leitores e convidados no lançamento da edição comemorativa de dez anos de A vida não é justa, no Rio de Janeiro. O encontro acontece na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon, a partir das 19h. Além da sessão de autógrafos, o evento terá um bate-papo da autora com a escritora e dramaturga Bianca Ramoneda.

Uma década após a publicação de seu primeiro livro de crônicas, a autora escreveu novos textos, nestes, o objetivo era dar conta das muitas transformações sociais, políticas, econômicas e afetivas no Brasil. Com isso, foi desenvolvido a nova edição de A vida não é justa, como uma afirmação da vida apesar da barbárie destes novos tempos. A obra, que já inspirou série de televisão, chegou às lojas em dezembro, com novas crônicas e depoimentos ficcionais.

"Tanto as mudanças boas quanto as ruins, tanto as transformações humanas quanto as pós-humanas vieram para ?car. A fragmentação e a fragilidade das relações afetivas, em um país tão desigual quanto o Brasil, é uma realidade sem retorno. Daí porque é importante olhar para a realidade com coragem e curiosidade, evitando que os faróis se voltem para o passado e não projetem o futuro", avalia Andréa.

A obra une as crônicas da primeira edição a textos e depoimentos ficcionais inéditos, que refletem as mudanças vertiginosas ocorridas na sociedade em um período tão curto. Dessas novas reflexões, três histórias estão relacionadas à pandemia de covid-19 — período em que o desânimo ficou ainda mais evidente. Entre elas, a de Carla, que viu seu marido ser contaminado pelo negacionismo propagado nas redes sociais a ponto de não reconhecer mais a pessoa com quem se relacionava havia dezenove anos. A mudança foi progressiva e culminou com a compra de uma arma — a gota d"água para a inevitável separação. Estava em jogo a guarda compartilhada do filho com o pai, que se recusava a tomar a vacina e usar máscara.

A crônica revela as consequências nefastas do discurso de ódio propagado nos últimos anos na vida de muitos brasileiros. "Como Carla, eu também vinha acompanhando os estragos que os descaminhos da política e das redes sociais provocavam na sociedade. Nas famílias, parentes e afetos se desfaziam pela insistência de publicações mentirosas em grupos de WhatsApp e pela apropriação de palavras, para fazê-las representar exatamente o oposto daquilo que signi?cavam. Liberdade, ética e verdade eram as palavras mais maltratadas nesse cenário que se anunciava", revela a autora.

Como uma espectadora privilegiada, Andréa Pachá participou de audiências que envolviam divórcio, pensão alimentícia, guarda e partilha de bens. Depois de todos esses anos de reflexões e histórias, a magistrada oferece um conjunto de crônicas que trazem toda a diversidade das experiências humanas quando o assunto é família.

O livro

FOTO: DIVULGAÇÃO

A VIDA NÃO É JUSTA: EDIÇÃO COMEMORATIVA DE 10 ANOS
Autora: Andréa Pachá
Editora Intrínseca
Páginas: 224
Livro impresso: R$ 59,90
E-book: R$ 39,90

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania