PolĂ­tica Eleições

Prazo para justificar ausência no 2º turno das eleições termina hoje

Por *publicado por Tiago Tortella, da CNN *com informações de Sofia Kercher, da CNN

09/01/2023 às 04:46:13 - Atualizado hĂĄ
CNN Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) explica que o processo pode ser feito online, pelo site da Corte, na seção de "Autoatendimento ao eleitor".

No site do TSE, basta escolher a opção "Justificativa Eleitoral", e, na aba "Justificativa pós-eleição", informar os dados solicitados.

Na seção Autoatendimento do Eleitor, também é possĂ­vel verificar se hĂĄ alguma pendĂȘncia com a Justiça Eleitoral. Se houver, é possĂ­vel emitir o boleto da multa para fazer a regularização.

Outra opção é utilizar o aplicativo e-TĂ­tulo, que estĂĄ disponĂ­vel nas plataformas Google Play (para sistema Android) e App Store (para sistema IOS).

O formulĂĄrio também pode ser preenchido presencialmente nos cartórios eleitorais.

Ao justificar a ausĂȘncia, é preciso apresentar a documentação que comprove a impossibilidade de comparecimento.

Como usar o e-TĂ­tulo

Primeiro, é preciso fazer o download do aplicativo no Google Play ou na App Store. Em seguida, preencher com os dados solicitados — nome completo, data de nascimento, CPF, nomes dos pais.

Assim que tiver preenchido todas as informações, o eleitor deve responder perguntas sobre a cidade onde mora ou morou, bairro e local de votação, para que a identidade seja verificada.

Caso as perguntas sejam respondidas corretamente, a identidade é validada. O próximo passo é clicar, na home do app, em "mais opções", e em seguida em "justificativa de ausĂȘncia".

O eleitor precisa selecionar a eleição que deseja justificar, escrever o motivo da ausĂȘncia e digitar seu e-mail. Na próxima pĂĄgina, é preciso anexar o documento que comprove o motivo da ausĂȘncia.

Feito isso, após selecionar "concluir", a justificativa é enviada, e um protocolo para acompanhamento é gerado.

Punições para quem não justificar

Caso a justificativa não seja feita dentro do prazo — o perĂ­odo para o procedimento relativo ao primeiro turno jĂĄ terminou — é necessĂĄrio pagar uma multa.

O serviço estĂĄ disponĂ­vel no site do TSE, nas pĂĄginas dos Tribunais Eleitorais Regionais e no Sistema TĂ­tulo Net. O preço da multa pode variar de 3% a 10% do valor de R$ 35,13 por turno não justificado.

Após o preenchimento de um formulĂĄrio, o pagamento pode ser por boleto no Banco do Brasil, Pix ou cartão de crédito.

Se a regularização não for feita, o cidadão ficarĂĄ impossibilitado de emitir passaporte, tomar posse em cargo pĂșblico, obter empréstimos em bancos pĂșblicos ou renovar matrĂ­cula em instituição pĂșblica de ensino superior, entre outras penalidades.

Outro ponto de destaque é que quem não votar em trĂȘs turnos seguidos de eleições, não justificar sua ausĂȘncia e não quitar a multa terĂĄ seu tĂ­tulo de eleitor cancelado — e ficarĂĄ sujeito às punições descritas acima.


Fonte: CNN Brasil
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo