Polícia Araucária

Motociclista é agredido por guardas municipais durante abordagem em Araucária e vídeo viraliza

Guarda Municipal de Araucária afirmou que o homem foi abordado em decorrência de manobras perigosas que ele teria feito e que ele fez "menção de estar armado"; agentes foram afastados

Por Redação

16/11/2022 às 17:53:20 - Atualizado há

Três agentes da Guarda Municipal (GM) de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, foram flagrados ao agredirem um motociclista durante abordagem nesta quarta-feira (16). As agressões foram registradas pela câmera de celular de uma testemunha (assista abaixo), imagens que viralizaram nas redes sociais. Em nota, a corporação afirma que o motociclista teria feito manobras perigosas e "menção clara de estar armado".

Nas imagens obtidas pela Banda B é possível ver que o motociclista – ainda não identificado – é agredido por dois guardas municipais com um chute mesmo após a rendição. Em seguida, outro agente repete a atitude do colega e golpeia a vítima com novo chute.

No momento em que o motociclista é levantado pelos guardas municipais, ele leva um soco e é colocado contra uma parede.

Ainda rendido, o rapaz leva novos socos e tem a cabeça batida contra a parede. Cerca de 30 segundos após o início do vídeo, um terceiro agente da GM aparece correndo até a vítima das agressões e, junto com os colegas, joga o motociclista no chão enquanto segura o pescoço dele. Mesmo no chão e imobilizado, o homem continua sendo agredido e parece resistir ao uso das algemas.

Já algemado, ele é colocado de joelhos no chão e tem o corpo revistado por um dos agentes, enquanto o outro tenta controlar o trânsito na região aos gritos.

Uma testemunha ouvida pela Banda B, que disse ter assistidos às cenas ao lado da filha, reprovou a ação dos agentes. Segundo ela, o motociclista teria fugido dos guardas antes de ser abordado. "O menino estava "dando fuga" e os GMs estavam vindo em alta velocidade e pararam o guri. Ele [motociclista] deitou no chão e eles [agentes] começaram a bater no menino, como mostra o vídeo. Eles exageraram. Não tinha necessidade disso. Minha filha presenciou e se assustou", lamentou.

Procurada pela Banda B, a Guarda Municipal de Araucária disse, em nota, que a abordagem contra o motociclista ocorreu em decorrência de manobras perigosas que ele teria feito. Ainda, a corporação afirmou que o homem "fez menção clara de estar armado" ao colocar a mão na cintura.

A GM também informou que os agentes que aparecem no vídeo agredindo o homem foram afastados das ruas, e o caso será apurado. Leia a íntegra da nota abaixo:

"A Guarda Municipal de Araucária vem a público para esclarecer o ocorrido em situação de abordagem onde um indivíduo fazia manobras perigosas, colocando terceiros em iminente risco. Ao ser interpelado pela Guarnição, o condutor fez menção clara de estar armado(colocando a mão na cintura)em atitude ameaçadora. Em seguida acelerou sua motocicleta, não acatando a "ordem legal" de parada.

A Guarnição iniciou um acompanhamento Tático, e após tentar várias vezes a abordagem, onde o condutor não atendia a ordem e pilotava sua motocicleta de forma irresponsável, a Equipe conseguiu que este parasse.

A Guarda Municipal de Araucária, NÃO concorda e NEM tolera qualquer tipo de abuso cometido por seus agentes.

Prezamos pelo trato à qualquer um dentro da legalidade e legitimidade, princípios que norteiam "o poder/dever)em nossa instituição.

A Guarnição em voga, será afastada preventivamente do serviço de rua e atitudes inadequadas que possam ter sido cometidas, serão apuradas com o máximo rigor."



Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo