Geral Economia

Final de ano será marcado por desafios aos varejistas

Por Da Redação

29/10/2022 às 16:38:34 - Atualizado há

O final de ano é uma das épocas mais esperadas pelo varejo. Diferente dos anos anteriores, 2022 será marcado por eventos que irão movimentar o último trimestre do ano, como Black Friday, Copa do Mundo e Natal. Contudo, o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) afirma que as empresas associadas, entre elas Americanas, Carrefour e Magazine Luiza, preveem uma queda de 1,1% nas vendas, se comparado ao mesmo período de 2021.

A incerteza do mercado se dá pelo curto espaço de tempo entre uma data e outra. O primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo, por exemplo, ocorrerá na véspera da Black Friday, com isso, os varejistas precisam mudar as estratégias para aproveitar as oportunidades do momento, sem se prejudicar.

Segundo Marcelo Reis, especialista em gestão empresarial e CEO da MR16, a diversidade de datas pode colaborar quanto a pulverizar as vendas. “A cada evento, os consumidores tendem a investir mais em novos produtos. Entretanto, em 2022, temos muitos cenários e atividades concorrendo entre si, o que leva a crer que os resultados gerais serão positivos, mas, individualmente, podem não refletir em todos os setores. O consumidor não multiplicará seus proventos e precisará ser seletivo”, pontua Marcelo.

Planejamento é a chave para o sucesso

Apesar do período desafiador, o especialista acrescenta que organização é de extrema importância. “O planejamento é vital. Nessa diversidade de temas e datas, sai na frente quem se planejou”, conta Marcelo.

Com um histórico de desafios nas vendas de fim de ano, a Vassouras Rossi, empresa do ramo da limpeza, enxerga com otimismo os próximos meses. Segundo Roxane Rossi, diretora comercial, há uma previsão de crescimento: “A nossa meta para o último trimestre de 2022 é crescer 25%”. Contudo, a empresária afirma que os poucos dias para produzir e vender, fazem com que as equipes precisem inovar e buscar soluções eficientes. 

“Em nossa trajetória, todo o período eleitoral é marcado por uma queda nas vendas, por isso, apostamos em ações promocionais e no lançamento de produtos para gerar desejo em nosso público-alvo. Além disso, buscamos antecipar a comercialização, em duas semanas, e bater as metas em um período inferior ao restante do ano. Trabalho duro para atender o máximo de clientes”, relata Roxane.

Fonte: Massa News
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