Entretenimento Cultura

Planet Hemp rechaça 'juízes super-heróis' em sua primeira música em 22 anos

Por Da Redação

20/09/2022 às 20:03:17 - Atualizado há

Com participação do rapper Criolo, "Distopia" ganha vida com um videoclipe dirigido por um dos líderes do Planet Hemp, Marcelo D2, que na letra rechaça o que chama de "juízes super-heróis". Ele também brinca com os versos "super-homem, super-mosca, super-carioca, super-eu", de "Magrelinha", faixa de Luiz Melodia.

"Os que detêm o poder precisam ter medo/ Medo do povo", ele rima. "Fé cega, radicalismo, sério, só pode estar zoando/ Tá tudo errado irmão, então pega a visão/ Pobre defende rico/ Empregado, o patrão/ Político vira herói, juízes super-heróis/ Estão acima das leis, acima de tudo, acima de nós."

O vídeo começa num bar, onde D2 é acompanhado por gente como Orlando Calheiros, antropólogo que faz podcasts e transmissões pela Twitch, e Spirito Santo, músico do Grupo Vissungo, pesquisador e autor do livro "Do Samba ao Funk do Jorjão", que investiga as origens africanas do samba. O vídeo intercala imagens urbanas de caos e repressão policial e cenas da banda –com Formigão, Pedro Garcia e Nobru, além de D2 e do rapper BNegão– em um gramado, interpretando jardineiros.

Abusando do surrealismo, o clipe de "Distopia" ainda traz um BNegão gigante rimando enquanto uma família branca, que tem uma Bíblia na mesa, faz uma refeição. Ainda tem um Criolo apocalíptico dizendo "toda a desgraça amassada numa migalha de pão", antes de dar um grito estridente.

Refletindo na música o atual momento político do país, o grupo que mescla rap com rock lança seu primeiro álbum desde "A Invasão do Sagaz Homem Fumaça", de 2000, exatamente no mês da eleição para presidente. Criado nos anos 1990, o Planet Hemp fez sucesso na virada do século rimando, entre outras coisas, sobre legalização da maconha –o que os levou à prisão por apologia do uso da droga, em 1997.

"O Planet Hemp sempre foi um movimento de contestação. As nossas letras, que um dia já nos levaram para a prisão, são o reflexo do que a gente pensa sobre esse sistema, sobre o ideal coletivo e a nossa forma de expressar através da música o nosso manifesto", diz D2, em comunicado. "Vai muito além de um discurso político, é um discurso musical muito mais profundo sobre liberdade de pensamento."

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo