Geral Maringá

Modernização do EstaR de Maringá está parada por brigas de empresa

Por Da Redação

14/09/2022 às 11:49:22 - Atualizado há
Foto: Geovan Petry/CBN Maringá

A tomada de preços aconteceu no dia 21 de junho. Após impasse para análises de documentos, a comissão que realiza o levantamento de valores e indica a empresa vencedora, decidiu suspender a reunião por tempo indeterminado. O valor máximo para a escolha da empresa que vai ser responsável em modernizar o estacionamento rotativo (EstaR) em Maringá é de R$ 2.806.365,60.

Após a análise de documentos, a comissão decidiu pela desqualificação de uma das empresas participantes que, em seguida, entrou com recurso administrativo, alegando a ausência de fato que impeça que participe da licitação, o que impediu a sequência do processo. O secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, disse estar confiante de que a contratação aconteça o mais rápido possível.

“Administrativamente as empresas têm a possibilidade de interpor recursos contra outras empresas que ela entende que tenha um documentação irregular no processo licitatório. No caso em pauta aqui, seria um problema contábil dentro da empresa, então uma empresa quer desclassificar a outra. Mas isso está bem adiantado já. A secretaria de fazenda nos próximos dias, creio que amanhã, já tenha uma posição consolidada disso, e daí […] a partir da semana que vem conseguir abrir então o envelope de preços”, diz Gilberto.

Enquanto uma solução não é tomada, continua a demora para que o motorista encontre uma vaga para estacionar. Além disso, outra dificuldade é encontrar um agente do EstaR para o pagamento das cartelas. A assessora de eventos, Gabriela Fabiana Paludeti disse que cansa ir atrás de um agente, e o serviço está ultrapassado. 

“Olha, é complicado, porque às vezes a gente chega e não tem ninguém aqui, quando tem eles não aceitam cartão, não aceitam pix, quem que anda com dinheiro hoje, né? Só dinheiro é aceito, então é muito complicado. A maioria das vezes eu deixo o carro aqui, não coloco cartãozinho, levo multa. Se não paga a multa, vira uma outra multa”, diz Gabriela.

A motorista de aplicativo, Laudinéia da Silva Santos conta que levou duas multas em Maringá. Se o sistema fosse modernizado, seria mais fácil. 

“É difícil achar eles. Aí você paga a multa depois”, reclama Laudinéia.

Até mesmo quem vem de vez em quando para o centro da cidade, reclama da falta de estacionamento. A estudante de odontologia, Mariana Evangelista Megiato, também recebeu multa. 

“Algum estacionamento próprio, porque a gente vem pra Maringá e não tem estacionamento, está lotado. Às vezes a gente vai, fica pouco tempo, e já leva uma canetada”, relata Mariana.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, as reclamações vão diminuir com a implantação do serviço. Dois veículos, equipados de câmeras, farão a fiscalização e apontam em tempo real se o veículo excedeu o tempo permitido de estacionamento. 

“No sistema informatizado, todos os agentes têm um palmtop, basta ele mirar este palmtop na placa do carro, já vão sair todas as características do carro, se o carro está já no sistema ou não está. Se está no sistema, ele passa direto, se não está, ele já emite a notificação. Em uma impressora de bolso, ele emite e coloca a notificação no parabrisa. Com essa agilidade, o que 4 agentes de trânsito hoje fazem, um só consegue cobrir a mesma área, então vão agilizar bastante a fiscalização”, explica Gilberto.

São 5.400 vagas de estacionamento em Maringá sob responsabilidade do EstaR. O tempo máximo permitido é de duas horas com tolerância de 30 minutos. A prefeitura quer que uma empresa seja responsável por fornecer solução informatizada para gestão, controle, venda e fiscalização do estacionamento rotativo pago.

Após a assinatura do contrato, num prazo entre 30 e 45 dias, a empresa estará apta para a implantação do sistema em Maringá.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Fonte: GMC Online
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo