Geral Maringá

Artista maringaense lança single que expressa sua vivência como pessoa transexual

Por Da Redação

28/08/2022 às 17:14:58 - Atualizado há
A artista trans maringaense Leffs acaba de lançar seu novo single "Iluminar". "Foto: Max Miranda.

Aos 24 anos, a artista trans maringaense Leffs acaba de lançar seu novo single "Iluminar" – veja o clipe no fim da matéria. A nova música, segundo ela, tem como pilar a discussão sobre a vigilância constante que os corpos dissidentes sofrem no dia a dia.

“As normas impostas possuem um mecanismo complexo de policiamento das ações que transgridem suas barreiras. Perceber esta engrenagem é o primeiro passo para superá-la. Estava à procura de um novo som, que transmitisse a energia da pista e que me permitisse dizer o que estava sentido sobre minhas vivências enquanto pessoa trans no Brasil. Em um processo colaborativo lindo com a dj e produtora Chá di Lirian, alcançamos esse lugar. Apostamos no house underground para construirmos essa estética sem se afastar do simbolismo de minhas composições”.

Uma pessoa trans é aquela que não se identifica com o gênero que lhe foi designado quando nasceu. Mas Leffs ensina que um ponto importante é que socialmente estamos mais acostumados com a ideia de que pessoas trans vão necessariamente migrar para o polo oposto do gênero, o que é entendido como binariedade (homem ou mulher). “Contudo, o gênero é um produto de uma construção social de poder, e a diversidade humana não pode ser contida em apenas duas opções. Por isso, gênero deve ser entendido como um espectro e pessoas trans devem ter a liberdade de construir suas identidades de forma livre, sem necessariamente atender a expectativas sobre a performance de um gênero específico”, explica.

Ela destaca que o fazer artístico, a produção, a composição, por si só, em teoria, não difere em relação aos processos de artistas cisgêneros (indivíduos que se identificam com o sexo biológico com o qual nasceu). Porém, ela alerta que é ingênuo pensar que arte e artista não se misturam. “Minhas músicas são produtos das minhas experiências, vivências e os acessos que tenho também são afetados pelo sistema de poder em que estamos inseridos enquanto sociedade”.

“Ser uma pessoa trans, especialmente para aquelas que não se enquadram nos extremos da binariedade (homem ou mulher) e que, portanto, não possuem passabilidade social, é uma experiência repleta de violências de diferentes formas e escalas. Esse contexto influencia no meu discurso e na minha arte. Busco cantar sobre como navegar pela vida e todas as possibilidades do feminino, mesmo com todos estes obstáculos.”

Cantora, compositora e produtora musical, Leffs atua na área da música e performance desde de 2018, quando iniciou seu canal no YouTube fazendo covers. Já seu trabalho autoral teve início em 2020, com o lançamento do EP "Quarentena Eletrohits", com quatro músicas experimentais sobre sua experiência no período mais fechado do isolamento social devido a pandemia de covid-19. “As composições são minhas, o EP e o single Normal eu produzi tudo sozinha mesmo (composição, arranjo, mixagem, masterização), o single Mente a composição é minha e do Samuel Amaro, ele também fez o arranjo e a produção musical como um todo. No novo lançamento, Iluminar, a letra é minha, a produção musical e arranjo é da Chá di Lirian e a mixagem e masterização foram feitas pelo Nicholas Emmanuel, da Produtora Casa Amarela”, conta.

A rotina da profissão é de composição e produção de músicas em estúdio semanalmente, bem como preparação vocal. A artista destaca que está sempre atenta às novas tendências nas redes sociais e produzindo conteúdos para engajar com o público, além de elaborar projetos e eventos culturais para editais ou de forma independente.

“Sempre tive uma conexão muito forte com música, performance, artes e cultura de maneira geral. Na minha infância e adolescência fiz parte de um grupo de teatro, de corais, aulas de dança. Na universidade cursei Engenharia de produção e durante minha formação busquei formas de integrar a área de gestão com a música e a cultura, elaborando projetos de pesquisa sobre cadeia produtiva da música e me conectando com a rede cultural de Maringá. Desde então, tenho desenvolvido meu projeto artístico autoral”.

Foto: Felipe Lofrano.

Agora, além de novos lançamentos ainda neste ano, o foco da artista é trazer o público do digital para o presencial em shows em Maringá e região.

Iluminar

Fonte: GMC Online
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo