PolĂ­tica brasil

Juiz condena Wassef a indenizar Jean Wyllys em R$ 20 mil

Por Correio 24 Horas

31/07/2022 às 22:25:16 - Atualizado hĂĄ

O juiz Juarez Fernandes Cardoso, do 5Âș Juizado Especial CĂ­vel do Rio, em Copacabana, homologou decisão que condenou o advogado da famĂ­lia Bolsonaro, Frederick Wassef ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 20 mil ao ex-deputado Jean Wyllys. A Justiça considerou que Wassef caluniou Jean Wyllys ao tentar ligar o ex-parlamentar ao atentado sofrido pelo presidente Jair Bolsonaro durante a campanha presidencial de 2018.

"No caso em tela, o réu não se limitou à crĂ­tica polĂ­tica e, nem mesmo, demonstrou a veracidade de suas acusações. Verifica-se que o réu deu uma entrevista com o intuito de caluniar o Autor, sugerindo estar ele associado ao crime de tentativa de homicĂ­dio do Presidente da RepĂșblica, utilizaram o ardil de, supostamente haver investigação da PolĂ­cia Federal, tendo como Ășnica intenção causar danos ao autor", registrou a sentença condenatória.

A decisão homologada na segunda-feira, 25, ainda determina que o advogado da famĂ­lia Bolsonaro a fazer uma retratação pĂșblica, sob pena de multa Ășnica. Segundo o despacho, tal retratação deve se dar 'no mesmo canal' em que foi proferida a declaração que motivou o ajuizamento do processo - uma entrevista concedida à CNN Brasil em abril de 2020.

A avaliação do Juizado Especial CĂ­vel do Rio foi a de que as declarações de Wassef 'exorbitaram o limite de mera opinião pessoal, sendo capazes de ferir a honra, e, até mesmo, colocar em risco a segurança' de Jean Wyllys.

"É possĂ­vel verificar que foram divulgadas informações, tentando vincular à imagem do Autor à prĂĄtica de crime de tentativa de homicĂ­dio contra o atual Presidente da RepĂșblica, e, ainda que, sem lastro probatório ou indĂ­cios suficientes de autoria, vem também a incitar outras pessoas a compartilharem tais informações, difundindo o ódio em relação ao Autor", diz a sentença.

O documento diz que 'não hĂĄ dĂșvidas de que Wassef extrapolou seu direito ao caluniar Jean Wyllys, sem qualquer base verossĂ­mil, de ter participado da tentativa de homicĂ­dio do Presidente da RepĂșblica'. Segundo a decisão, a conduta do advogado da famĂ­lia Bolsonaro 'não tem intuito de informação, nem de debater politicamente, apenas extrapola o limite e ofende a honra, a dignidade e a imagem' do ex-parlamentar.


Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania