Geral destaque-coluna-1-sup

Paraná segue com alta de casos de infecções respiratórias

Por Da Redação

28/05/2022 às 07:42:44 - Atualizado há

O Paraná segue na lista de estados com maior incidência de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Pela quarta semana seguida, Curitiba aparece como a capital com mais casos por habitante no país. As informações constam em levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que analisou dados de pessoas que podem estar contaminadas com Covid-19, influenza ou outros vírus de resfriado entre os dias 15 a 21 de maio.

Os números mostram a curva de crescimento da síndrome respiratória nos últimos meses no Paraná. São mais de seis casos para cada grupo de 100 mil habitantes, a maior incidência entre os estados da região Sul do país.

Conforme a Fiocruz, para o levantamento são contabilizados pacientes que precisaram de hospitalização ou que morreram depois de apresentar sintomas como febre, tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória. casos de covid-19 também entram no levantamento.

divulgação/Fiocruz

Casos de SRAG no país

Em nível nacional, os casos notificados de SRAG, independentemente de presença de febre, apresentam sinal forte de crescimento nas tendências de longo prazo (últimas seis semanas) e de curto prazo (últimas três semanas), com estimativa de 6,0 [5,3 – 6,9] mil casos na SE 20. “O sinal de crescimento recente está presente em faixas etárias da população adulta”, ressalta Gomes.

Apenas sete Unidades da Federação apresentam pelo menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de SRAG considerado muito alto, somando um total de apenas nove das 118 macrorregiões de saúde do país.

No que se refere ao ano epidemiológico 2022, já foram notificados 141.808 casos de SRAG, sendo 72.092 (50,8%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 50.753 (35,8%) negativos e ao menos 11.521 (8,1%) aguardando resultado laboratorial. Dados de positividade para semanas recentes estão sujeitos a grandes alterações em atualizações seguintes por conta do fluxo de notificação de casos e inserção do resultado laboratorial.

Dentre os casos positivos do ano corrente, 5,1% são Influenza A; 0,1%, Influenza B; 8,1%, VSR; e 81,5%, Sars-CoV-2.

Fonte: BandNews
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo