PolĂ­cia Homofobia

Casal que aparece em propaganda de veículo faz boletim de ocorrência após ataques homofóbicos e ameaças: 'sensação de medo'

Diego e Murilo moram em Curitiba e foram hostilizados na internet após publicação da Volkswagen ir ao ar. Montadora disse que premissa da marca Ă© 'garantir comportamento respeitoso e inclusivo'.

Por g1 PR

23/05/2022 às 11:30:39 - Atualizado hĂĄ
Publicação que gerou onda de ataques foi feita em 6 de maio Â- Foto: Reprodução

Após receberem uma série de ataques homofóbicos e ameaças, um casal que protagonizou uma campanha da Volkswagen do Brasil registrou boletim de ocorrĂȘncia. A informação foi confirmada pela Polícia Civil do ParanĂĄ (PC-PR).

Diego Xavier e Murilo Xavier, que estão na campanha, são casados e moram em Curitiba. A ocorrĂȘncia pelos ataques que sofreram foi registrada na quarta-feira (18), no Núcleo de Combate aos Cibercrimes da PC-PR.

Os dois foram vítimas de homofobia e ameaças após a Volkswagen do Brasil publicar nas redes sociais, em 6 de maio, uma foto do casal abraçado, com um carro da marca ao fundo. A imagem faz parte de uma campanha publicitĂĄria sobre o tema da diversidade.

Após a publicação, Diego contou que ele e Murilo passaram a receber diversas ofensas, incluindo ameaças. A família de Diego também foi ameaçada, segundo ele.

"Até na minha cidade, que eu sou natural de Cambé (PR), as pessoas foram agredir verbalmente minha irmã, meu sobrinho. Eu estava em viagem, em um restaurante, e também fui hostilizado pessoalmente por conta da campanha [...] A sensação que estamos é de medo", relatou.

Diego conta que a campanha em que ele o marido aparecem foi feita em 2021 e publicada no mesmo ano. Na época do lançamento, o casal chegou a receber ataques, mas segundo Diego, em menor intensidade.

"Naquela ocasião, tudo ficou meio na bolha da internet. Fomos atacados, mas recebemos muito apoio. Tanto que não fizemos boletim. Dessa vez não foi assim, furou a bolha [...] Fizemos o boletim por nós, mas também pelos demais membros da comunidade. As pessoas precisam saber que existe lei".

Ao g1, Diego afirmou que, nesta quinta (19), recebeu um contato da Polícia Civil para que ele e Murilo prestem depoimento. A expectativa dos dois é que sejam ouvidos entre sexta (20) e segunda (23).

O que diz a marca

Procurada pelo g1, a Volkswagen do Brasil enviou uma nota afirmando que a premissa da marca é "garantir um comportamento respeitoso e inclusivo, dentro e fora da empresa, com parceiros diretos ou indiretos de negócio".

"A diferença enriquece, o respeito une. A Volkswagen celebra a diversidade sexual e de identidade de gĂȘnero. A Volkswagen lançou uma cartilha de Diversidade & Inclusão para toda sua cadeia de fornecedores e rede de concessionĂĄrias no Brasil e, continuamente, desenvolve debates com seus funcionĂĄrios, em todas as esferas hierĂĄrquicas. Acreditamos que cada pessoa, de diferentes raças, etnias, gĂȘnero, orientação sexual e idade/geração, tem experiĂȘncias únicas, que somadas contribuem para fortalecer não somente a cultura da empresa, mas também o ambiente em que vivemos".

A marca ainda informou que tem a responsabilidade de continuar aprendendo de que forma pode contribuir para a luta contra?qualquer forma de preconceito.

"Consideramos fundamental conciliar as diferenças para a construção de uma sociedade justa para todos. No que tange a interação com os usuĂĄrios, comentĂĄrios ofensivos e desrespeitosos, são devidamente apagados de nossas pĂĄginas", concluiu.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo