A Lamborghini apresentou nesta semana a nova geração do esportivo Huracán GT3, agora chamada de Evo2. Previsto para estrear nas 24 Horas de Daytona de 2023, o modelo é o terceiro na linha de modelos lançados pela montadora italiana com base no cupê de luxo homônimo.
Com visual que relembra o Huracán STO, o GT3 Evo2 passou por uma evolução aerodinâmica em relação às versões anteriores. A mudança mais significativa é a nova abertura no teto, que agora alimenta diretamente o V10 5.2 com válvula de titânio e permite à Lamborghini fechar as entradas de ar na borda traseira das janelas.
O hardware do motor é basicamente o mesmo do Huracán de rua. A potência, no entanto, foi restrita a 580 cavalos para atender ao regulamento da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Ela é enviada às rodas traseiras por meio de um câmbio sequencial de seis velocidades fornecido pela Hör.
O novo Huracán GT3 Evo2 possui freios aprimorados, com novas pastilhas e pinças. Projetados pela divisão Squadra Corse da montadora italiana, eles otimizam desempenho em corridas de curta e longa distância e facilitam o controle do modelo em situações de baixa aderência, em combinação com ABS e TCS.
"O novo Huracán GT3 Evo2 não é simplesmente uma evolução do carro atual", disse o diretor de automobilismo da Lamborghini, Giorgio Sanna, em comunicado. "É um novo projeto que reforça a transferência tecnológica entre a divisão de automobilismo da Lamborghini e a empresa e herda duas tarefas difíceis: provar o sucesso de gerações anteriores do Huracán GT3 e igualar seu sucesso comercial, ajudando a atingir a meta de 500 carros de corrida Huracán desde 2015",
Segurança reforçada
A Lamborghini também redesenhou a gaiola de proteção no GT3, incluindo duas colunas traseiras, e fez novos painéis laterais em favo de mel de carbono, o que torna o carro mais seguro em caso de colisões. As janelas laterais de Plexiglas são fixadas às portas por um anel de parafusos, melhorando a confiabilidade e a rigidez estrutural, e as colunas de liga de alumínio, inspiradas nas do Huracán STO, permitem maior precisão no ajuste.
Para melhorar os tempos de volta, o downforce foi aumentado, ainda que estabilidade e previsibilidade, como em outras versões do Huracán GT3, sejam prioridades. Neste sentido, a Lamborghini quer manter a fama do carro como um modelo tolerante a diversos tipos de pilotagem, especialmente no turismo, em que há muitos pilotos amadores.
As entregas do Huracán GT3 Evo2 começarão no segundo semestre, enquanto os proprietários da versão padrão — assim como as equipes que adotam o modelo — poderão atualizar para a nova especificação por meio de um kit. O preço ainda não foi divulgado.
Crédito da imagem principal: Lamborghini/Divulgação
Olhar Digital