O Dia das Mães é considerado a segunda melhor data para vendas no Brasil. Alguns truques antigos — como promoções e fretes baratos ou gratuitos — e outros relativamente novos — como live commerce e sugestões de produtos similares — podem ajudar a alavancar o faturamento das lojas online.
O e-commerce nacional espera um crescimento de 26% em relação ao ano anterior, de acordo com pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF). Além disso, cerca de 57% dos lojistas entrevistados acreditam que as vendas para a data serão melhores que no ano passado.
A Eshopper, empresa de analise de dados para alavancar o comércio eletrônico, levantou oito pontos importantes para o setor oferecer uma boa experiência para o consumidor.
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É o maior ponto de atenção É importante que os descontos fiquem visíveis e em destaque na primeira página dos sites, em banners ou com uma interface que valorize a queda de preços. Também vale pôr todos os produtos com descontos em uma aba específica de promoções, tornando a navegação mais fácil e atrativa. De acordo com a Eshopper, 73% dos e-commerces avaliados têm uma categoria exclusiva para promoções no site.
O cliente pode se sentir inseguro no processo de decisão da compra. Se ele não encontrar as informações que precisa na página do produto, a tendência é pesquisar na internet ou efetuar a compra em outra loja. Invista em um sistema de avaliação detalhado com nota, comentários e uma ferramenta para os clientes inserirem fotos reais do produto.
Sugerir outros produtos com base nas preferências do cliente pode ajudar a vender mais e evita que o consumidor os busque em outros e-commerces. É possível oferecer variações do mesmo produto ou sugerir complementos, como meias na página de compra de um tênis, por exemplo.
Ofereça o máximo possível de detalhes do produto para trazer uma experiência mais parecida com a de uma loja física. É importante que as fotos estejam em alta resolução, contemplem todos os ângulos do produto e tragam especificações de tamanho e peso. Se possível, inclua um vídeo ou foto 3D para trazer uma experiência mais imersiva.
Muitas vezes há interesse no produto, mas o valor do frete ou o tempo de entrega não são satisfatórios. Em pesquisa realizada pela Ebit, 78% das pessoas indicaram o frete grátis como a promoção preferida no momento da compra. Oferecer desconto ou gratuidade são excelentes atrativos para a data.
A modalidade é uma experiência de compra online via transmissão ao vivo, que pode ser feita nas redes sociais ou em uma plataforma específica. Ela vem crescendo muito por ser estratégica na apresentação de detalhes dos produtos, lançamentos e promoções.
É essencial oferecer não apenas meios variados de pagamento, mas também condições especiais, como descontos à vista e parcelamentos, além de opções por Pix e carteiras digitais. Além disso, invista em um sistema seguro para que o consumidor não tenha receio de inserir dados sensíveis na plataforma.
Um canal de comunicação fácil e ágil deve contemplar toda a jornada, do momento antes da compra até o recebimento do produto. Disponibilizar um bom FAQ e um chatbot que tirem as dúvidas mais comuns ajudam a não sobrecarregar a equipe de atendimento, além de deixar o cliente mais seguro em relação à compra.
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