Entretenimento Aviãozinho de Papel

Paranaenses vencem etapa nacional e serão o Brasil na final do Mundial de Aviãozinho de Papel: 'Nem imaginava que era bom nisso', brinca um dos vencedores

Dois jovens estudantes vão para a Áustria em disputa que reúne representantes de 62 países. Apreenda a fazer o aviãozinho de papel campeão no vídeo da reportagem.

Por Gilvana Giombelli, g1 PR

20/04/2022 às 19:26:02 - Atualizado há

Dobraduras e formatos para lançar aviões de papel o mais longe possível e mantê-los no ar por mais tempo. Foram estes os desafios que os estudantes paranaenses Isaac Queiroz e Pedro Cruz Capriotti, ambos de 19 anos, enfrentaram para vencer a etapa nacional do Mundial de Aviãozinho de Papel realizada no Rio de Janeiro, na segunda-feira (18).

Agora, o desafio é repetir o sucesso na Áustria, onde os paranaenses representarão o Brasil na final da competição que acontece no mês de maio. Representantes de 62 países disputam a premiação do evento realizado desde 2006.

Isaac é estudante de medicina veterinária e venceu a categoria "maior distância". O aeromodelito dele percorreu 40,3 metros.

Ele conta que conheceu a competição através de um amigo e que decidiu participar porque achou inusitado, mas que não imaginava ser campeão na categoria.

"Fui sem a intenção de ganhar, eu nem imaginava que era bom nisso (risos) e acabai ganhando [...] do começo ao fim cheguei lá me divertindo, aproveitando ao máximo e não levando essa pressão de vencer. Eu levei na esportiva desde a hora que fui ao Rio até aqui em Londrina e acho que isso foi o diferencial", comenta o estudante.

Para Pedro, manter o aviãozinho de papel no ar por 7,61 segundos foi um desafio. Ele conta que o maior incentivador para que ele participasse da competição foi o pai dele que o acompanhou na etapa no Rio de Janeiro.

"Uma coisa muito legal, é que fui com meu pai pra lá, pra seletiva, ele que me incentivou. [...] Eu não estava colocando muita fé nessa etapa do Rio. [...] Eu estava muito animado para vencer, mas também por estar lá com a galera, o pessoal mandava bem também. O rapaz que classificou em 1º lugar na minha qualificatória estava lá também e mandou muito bem. Me diverti um monte e fiz amizades, isso é mais importante pra mim," relata Pedro.

Dos 2,5 mil inscritos na etapa nacional, 42,2% eram estudantes do Paraná, segundo a organização do Red Bull Paper Wings.

Expectativa para fase na Áustria

Os estudantes comentaram sobre as expectativas para a fase na Áustria. Pedro afirma que está trabalhando para que o aviãozinho de papel dele permaneça no ar por 10 segundos e que se for o dia de sorte dele, o título de maior tempo de voo virá para o Brasil.

"Minha expectativa é a melhor de todas! Vou tentar trabalhar para conseguir um avião que passe dos 10 segundos. Vamos ver se conseguimos trazer o caneco pra cá. O pessoal ali tem um do Japão que fez mais de 14 segundos, mas vamos ver se eu consigo alcançar eles aí. Se eu estiver no meu dia iluminado, a gente consegue fazer isso", comenta Pedro.

Para Isaac, representar o Brasil será algo muito positivo. Além disso, ele estará realizando o sonho de voar pela primeira vez para terras estrangeiras.

"Vou estar representando o Brasil, com seriedade e foco, mas não vou deixar de levar na esportiva, com tranquilidade e alegria. Acredito que é isso que temos que levar lá fora, que é isso que o Brasil é, um país alegre e de boas pessoas.[...] A expectativa é alta para essa que também será minha primeira viagem internacional", relata o estudante.

Ranking da etapa nacional da competição

Maior Distância:

  • 1º Isaac Queiroz (PR) – Nutrição, na UniFil – 40.30m
  • 2º Erlon Cardoso (PE) - Administração, na Universidade Federal de Pernambuco – 39.30m
  • 3º Richard Amorim (PE) – Educação Física, na Universidade Federal de Pernambuco – 35.10m
  • 4º Lucas Barbieri (RJ) – Direito, no Centro Universitário Anhanguera – 17.50m


Maior Tempo de Voo:

  • 1º Pedro Cruz (PR) – Engenharia Elétrica, na Universidade Federal do Paraná – 7.61s
  • 2º Matheus Amarante (PR) – Administração, na Universidade Positivo – 4.52s
  • 3º Nayder Teixeira (MG) – Engenharia de Controle e Automação, na Universidade Federal de Ouro Preto – 2.52s
  • 4º José Silva (GO) – Engenharia de Produção, na Universidade Federal de Goiás – 2.11s


Premiação

O evento conta com 405 seletivas em 2022 e foi dividido em três etapas: qualificatórias, etapa nacional e final mundial.

Após a etapa nacional, os vencedores vão disputar a grande final no Aeroporto de Salzburgo, na Áustria, em 13 e 14 de maio.

Todas as despesas dos participantes serão custeadas pelo campeonato e como premiação final, os vencedores ganharão uma experiência de voo acrobático.

A primeira edição foi realizada em 2006. Em seguida, ocorreram as competições nos anos de 2009, 2012, 2015 e 2019.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo