Geral Tecnologia

Para que serve o Linkedin?

Por Da Redação

19/04/2022 às 01:31:27 - Atualizado há

Quem não conhece a rede social já pode ter perguntado para que serve o LinkedIn. A plataforma possui foco em networking e conexões profissionais, mas apresenta opções e recursos para diferentes grupos de pessoas: donos de empresas, profissionais e recrutadores podem aproveitar vantagens.

O LinkedIn foi lançado oficialmente em 2003 e conta com versões para navegador e app para celulares. O Brasil é um país muito popular na rede, com mais de 50 milhões de usuários cadastrados. Quer saber mais sobre as vantagens da plataforma? Confira os benefícios a seguir!

Para que serve o LinkedIn para profissionais?

O LinkedIn não substitui o currículo tradicional, mas é uma excelente opção de vitrine profissional. Em seu perfil pessoal, é possível adicionar todas as suas experiências, habilidades e certificações acadêmicas ou profissionais. Além disso, o feed da rede social é uma opção muito interessante para divulgar seu portfólio.

-
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

Com um perfil atualizado e detalhado, é mais fácil conseguir novas conexões na plataforma. As possibilidades são variadas: desde conhecidos em comum a colegas de faculdade, companheiros de profissão e outros profissionais renomados da sua área. A conexão é, de certa forma, o pedido de amizade da rede: com uma solicitação aceita, as pessoas podem trocar mensagens, indicar para vagas e recomendar habilidades.

Perfil do LinkedIn concentra diversas informações profissionais (Captura de tela: André Magalhães)

Para encontrar oportunidades de trabalho, vale a pena acompanhar a seção “Vagas” e conferir algumas publicações no seu feed. No campo de vagas, existe a opção de utilizar o seu próprio perfil para a candidatura. Ou, no caso de oportunidades de trabalho que exijam um currículo, você pode exportar as informações do seu perfil para um arquivo PDF.

Há, também, muito espaço para aprendizado. O LinkedIn possui feed de notícias, lives e webinars de profissionais famosos de mercado de trabalho. Além disso, com a assinatura do LinkedIn Premium, é possível acessar a aba Learning, com diversos cursos online no catálogo.

Para que serve o LinkedIn para empresas?

A rede social tem um papel de destaque no segmento B2B (“Business-to-Business”, ou “Negócio para Negócio” em tradução livre). Portanto, o uso do LinkedIn é uma ferramenta importantíssima para garantir a visibilidade de empresas e negócios.

As páginas de empresas podem ser usadas para a publicação de atualizações e resultados, anúncios de vagas e filtros para conexões. Dessa forma, é possível ampliar o networking com fornecedores, analisar a concorrência e prospectar novos profissionais pela plataforma.

LinkedIn também disponibiliza espaço para perfis de empresas (Captura de tela: André Magalhães)

A plataforma ainda oferece acesso ao LinkedIn Business Solutions, com soluções para vendas, divulgação de anúncios e vendas. Assim como em outras redes, é possível criar campanhas de anúncios, segmentar audiência e promover publicações.

Para que serve o LinkedIn para recrutadores?

A área de Vagas é, provavelmente, uma das funções mais exclusivas e importantes do LinkedIn. Esse espaço pode ser utilizado para anunciar vagas de emprego com descrições detalhadas e acesso ao perfil da empresa. No anúncio, é possível redirecionar para uma plataforma externa de processos seletivos ou incluir uma candidatura usando o próprio perfil na rede social.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canal Tech
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo