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Ônibus passam a aceitar cartão de débito e crédito a partir de sábado, dia 16

Por Da Redação

16/04/2022 às 00:01:24 - Atualizado há

Os usuários do transporte coletivo de Curitiba poderão pagar a passagem com cartão de débito e crédito à vista, relógios inteligentes e smartphones também dentro dos ônibus. A novidade estará disponível, a partir de sábado (16/4), em toda a frota de ônibus que opera com catraca.

A funcionalidade já está ativa, desde 18 de março, nos 22 terminais e nas 335 estações-tubo da cidade. Com a ampliação para os ônibus com validador, todas as 254 linhas da capital passam a oferecer a tecnologia.

“Trata-se de uma inovação tecnológica que traz praticidade, comodidade e mais segurança para o usuário, já que reduz a circulação de dinheiro”, ressalta o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto. “Acreditamos que vamos atrair inclusive passageiros novos para o sistema, como turistas e pessoas que não têm cartão-transporte”, prevê o presidente da Urbs.

Em menos de um mês em funcionamento nas estações-tubo e terminais, o pagamento por cartões de débito e crédito já representa 2% das operações com cartão na cidade. São, em média, seis mil operações em dias úteis nessa modalidade. O cartão de crédito tem sido a opção favorita, com 54% das operações, contra 46% do débito.

A previsão é que a modalidade represente até 10% de todos os pagamentos por cartão no transporte coletivo na cidade.

Tecnologia

O pagamento por cartões e celulares funciona por aproximação, sem contato (contactless) e sem a necessidade de digitar senha. Para pagar a passagem com esta nova opção, o usuário deverá, obrigatoriamente, ter um cartão de débito ou crédito que possua a tecnologia por aproximação (NFC) – na qual basta encostar no validador para efetuar o pagamento.

Os cartões que usam a tecnologia contactless possuem um símbolo de transmissão que lembra o do wi-fi, só que deitado. A função precisa ter sido ativada pelo usuário junto ao banco. A cobrança da tarifa aparecerá na fatura ou no extrato da conta corrente do usuário.

Bandeiras

O sistema aceita pagamento com as bandeiras Visa, Mastercard e Elo. Todos os ônibus receberão adesivos informando sobre a disponibilidade desse tipo de pagamento.

O valor da passagem é o mesmo cobrado em dinheiro e cartão-transporte (R$ 5,50), mais a taxa que o usuário paga à operadora, de 2,07% (R$ 0,12) por bilhete. A cobrança de taxa pelas operadoras está prevista na lei federal 13.455/2017.

O usuário pode pagar até três passagens por viagem/validador, com o intervalo de 15 minutos para a próxima compra de até três passagens.

O preço da passagem de R$ 5,50 (mais a taxa de conveniência) nos cartões de crédito e débito vale para todos os horários e linhas, inclusive nas que operam com bilhete a R$ 4,50 fora dos horários de pico (já que esse benefício é concedido apenas para pagamento em cartão-transporte Urbs)

O pagamento permite, assim como o dinheiro e o cartão-transporte, a integração com demais linhas em terminais e estações-tubo, sem ter necessidade de pagar mais uma passagem.

Celular

Para pagamento por telefone celular, o usuário precisa verificar se o seu aparelho está habilitado para a tecnologia NFC. Caso esteja, é necessário que cadastre o seu cartão em uma carteira digital, como Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay.

Relógios inteligentes (smartwatches), como Apple Watch, Samsung Gear e semelhantes, também podem ser usados nos validadores, assim como as pulseiras com chip (smartbrands).

Como usar essa nova modalidade de pagamento

  1. Como eu faço para pagar a tarifa de ônibus com cartão de crédito ou débito?

Para pagar a tarifa, basta aproximar o cartão de crédito ou débito que apresente o sinal de pagamento por aproximação do validador, tal como é feito com cartões de transporte convencionais. Você também pode aproximar seu celular com as carteiras digitais – Samsung Pay, Apple Pay e Google Pay – ou qualquer outro dispositivo de pagamento, como relógios, pulseiras ou adesivos.

  1. Quais cartões são aceitos nos ônibus?

Serão aceitos os cartões de débito e crédito Mastercard, Visa e Elo que apresentem o símbolo de quatro ondas impresso.

  1. Devo me cadastrar em algum lugar no transporte coletivo para poder pagar a tarifa com meu cartão por aproximação?

Não é necessário nenhum tipo de cadastro prévio. Basta aproximar o cartão ou dispositivo móvel da leitora para pagar.

  1. Como eu sei se o meu cartão já tem essa tecnologia disponível?

Os cartões com a tecnologia de pagamento por aproximação possuem um símbolo de transmissão que lembra o símbolo do Wi-Fi, só que deitado. Você pode consultar o banco ou instituição financeira emissora do seu cartão para confirmar essa informação.

  1. Como identifico quais ônibus aceitam o pagamento por cartão de crédito e débito?

Os símbolos das bandeiras aceitas (Mastercard, Visa, Elo) estarão presentes nos ônibus, tubos e terminais.

  1. Qual é a diferença de pagar com cartão de crédito/débito ou com o cartão-transporte?

O procedimento para pagamento é o mesmo, basta você aproximar do validador seu cartão de débito ou crédito que possua a tecnologia por aproximação. Ao pagar com cartões e celular por aproximação, é possível fazer integração entre linhas nos terminais e estações-tubo sem pagar mais uma passagem. Entretanto, os cartões de débito/crédito não oferecem o benefício de integração temporal (aquela em que é possível trocar de linhas, sem pagar passagem, fora de terminais e estações, dentro de um tempo determinado). Essa função está disponível apenas para cartão-transporte.

  1. Posso pagar quantas tarifas por viagem? Qual é o tempo mínimo de intervalo para passar o pagamento novamento?

Você poderá pagar até 3 passagens por viagem/por validador. Com o intervalo de 15 minutos para a próxima 3 passagens.

  1. Os valores são diferentes da tarifa vigente?

Sim. porque é cobrada uma taxa de conveniência pela operadora, de R$ 0,12 por passagem que é paga nessa modalidade. Assim, o valor é de R$ 5,62 por embarque.

  1. Por que não precisa de senha?

Para garantir facilidade, agilidade e segurança nas suas transações, não é exigido que você digite senha para valores, conforme regras do seu cartão.

  1. Como devo utilizar o meu celular na catraca?

Abra a carteira digital de seu celular, se autentique e aproxime-o do validador habilitado, no mesmo local onde os cartões tradicionais de transporte são aproximados.

  1. Se eu tiver dois cartões por aproximação na carteira, qual o validador do ônibus vai considerar?

Recomendamos que você aproxime do validador apenas o cartão que deseja usar.

  1. Se o meu cartão for crédito e débito, vai ser cobrado em qual função?

Depende da aplicação principal do seu cartão (que é definida pelo banco/emissor do cartão). Você pode entrar em contato com a central de atendimento de seu banco/emissor para obter essa informação. Cada banco também pode ter um limite diferente de utilização de pagamentos nessa modalidade.

  1. O que fazer se o pagamento não for autorizado?

Caso seu pagamento não seja autorizado, procure a instituição emissora do cartão. Em caso de bloqueio da passagem no validador, procure os canais de atendimento do 156.

  1. É possível ativar a função de pagamento por aproximação no meu cartão atual?

O pagamento por aproximação não pode ser ativado em um cartão que não seja preparado para essa tecnologia. Se o seu cartão não possui o símbolo com 4 ondas impresso, é necessário entrar em contato com o banco emissor para fazer o pedido de um novo cartão. No entanto, você pode usar o seu cartão por meio do seu celular e, para isto, você precisa verificar se o seu aparelho está habilitado para a tecnologia NFC. Caso esteja, é necessário que você cadastre o seu cartão em uma carteira digital, como, por exemplo, Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay.

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