Litoral

Obras, bloqueio de estrada e manutenção de balsa colocam à prova feriado no litoral

Por Banda B

13/04/2022 às 08:34:21 - Atualizado há

As situações se acumularam ao longo desta semana, sendo que duas delas – reforma de uma balsa e obras de dragagem em Matinhos – foram previstas, já o bloqueio da PR-407 não foi planejado, pois foi necessário depois de um acidente.

Ferry boat

Nesta terça-feira (12) uma das embarcações tipo ferry boat do DER/PR deixou o litoral paranaense rumo ao município de Navegantes, em Santa Catarina. O equipamento vai passar por uma reforma no estaleiro da Internacional Marítima, atual concessionária da travessia.

As três embarcações do DER/PR passarão pelos serviços, devendo permanecer 45 dias no local, uma de cada vez. A previsão é que todas as melhorias nos ferry boats e atracadouros sejam concluídas até o dia 10 de agosto a um custo total de R$ 36 milhões.

O DER/PR admitiu que o serviço deve provocar lentidão no serviço de travessia e solicitou que os usuários tentem usar os horários alternativos, fora dos horários de pico. Também está em andamento, desde o dia 8 de abril, a restrição do tráfego de veículos pesados com mais de três eixos e/ou superior a 14 metros na travessia das 06h às 22h, com exceção do transporte coletivo de passageiros e veículos prestadores de serviços públicos.

Segundo o DER/PR, a empresa Internacional Marítima também trabalha para alugar um novo conjunto de balsa e rebocador para operar na Baía de Guaratuba, o que ajudará a reduzir o tempo de espera no local. A perspectiva é que as embarcações estejam em operação no próximo mês. Atualmente quatro balsas operam no local. A Internacional Marítima, em nota, informou que a reforma da balsa "não afetará as travessias já que duas balsas e dois rebocadores reservas estão fazendo a operação. Os ferries Nhundiaquara e Piquiri continuam em operação, normalmente.

Balneário Flórida

Um trecho de aproximadamente 500 metros de extensão da praia do Balneário Flórida, em Matinhos, foi interditado na terça-feira (12) para o começo da instalação de tubos de aço. O bloqueio foi necessário para montar a tubulação que será utilizada para a dragagem da recuperação da Orla de Matinhos. A pista da Av. Beira-Mar nesse local também foi bloqueada por prazo indeterminado. As obras são executadas pelo Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação. A fiscalização é do Instituto Água e Terra (IAT).

PR-407

Outra situação pode tornar a vida de quem vai ao litoral do Paraná tumultuada. A PR-407, em Paranaguá, permanece interditada na altura do km 3 desde a tarde da segunda-feira (11) depois que um caminhão atingiu a estrutura da passarela. Está proibida a passagem de veículos sob a estrutura, bem como a sua utilização por pedestres. O DER aguarda o resultado de uma vistoria para decidir o que será feito. O tráfego de veículos no sentido Paranaguá – Pontal do Paraná está sendo desviado da rodovia para a marginal, e, no sentido Pontal – Paranaguá, os veículos estão utilizando ruas municipais.

Fonte: Banda B
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo