Geral Paraná

Defesa de jovem de MG presa com drogas em aeroporto acredita que 'perdão real' na Tailândia é possível

Por Da Redação

23/02/2022 às 16:09:42 - Atualizado há
País é uma monarquia constitucional, governada por uma junta militar, mas o rei do país concedeu anistia a oito pessoas nos últimos dois anos, inclusive pelo crime de tráfico de drogas. Entenda: brasileiros presos por tráfico na Tailândia

A defesa da jovem Mary Hellen, de 21 anos, de Pouso Alegre (MG), que foi presa na semana passada na Tailândia com um homem levando 9kg de cocaína nas malas, aposta que a mineira tenha condições de conseguir um "perdão real". A Tailândia é uma monarquia constitucional, governada por uma junta militar, mas segundo a defesa, o rei do país concedeu anistia a oito pessoas entre 2020 e 2021, inclusive pelo crime de tráfico de drogas.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

"Geralmente países que são governados por juntas militares, eles têm aquele negócio da disciplina, de honra, de manter a paz, não muito por vias democráticas, então isso será o maior empecilho. Mas o código penal tailandês é bem estruturado e por ser uma monarquia constitucional, há esse balanço, esse peso, então é possível inclusive até que a Mary Hellen consiga um perdão real", disse um dos advogados da jovem, Telêmaco Marrace, em entrevista ao EPTV 1 desta quarta-feira (23).

Advogado avalia chances de Mary Hellen, presa na Tailândia por tráfico de drogas

O advogado também disse que a defesa ainda não conseguiu conversar com a jovem.

"Eu não tive a oportunidade de conversar com ela ainda, porque ela está isolada, está em uma prisão em quarentena, inclusive a embaixada do Brasil só terá acesso a ela a partir do dia 7 de março quando vencerá a quarentena dela devido à covid-19 e aí nós poderemos conversar com o defensor constituído e com a Mary Hellen", disse o advogado.

Ainda segundo o advogado Telêmaco Marrace, para a defesa, a hipótese de pena de morte está descartada, já que na Tailândia, esse crime só se aplica para quem é pego com heroína. Mesmo assim há a possibilidade de prisão perpétua, o que ele não acredita.

Mary Hellen, jovem moradora de Pouso Alegre presa na Tailândia

Redes sociais

"Na Tailândia, as leis são muito duras, mas já dá para excluir aí a pena de morte, que esse tipo de crime, tráfico de cocaína, não é penalizado com pena de morte lá. Existe a possibilidade de prisão perpétua, mas não para o caso da Mary Hellen. Mas se vai num pais diferente como a Indonésia, que é muito rígido, aí complica, pode pagar com a vida uma aventura dessa", completou.

LEIA TAMBÉM:

CONHEÇA: Quem é Mary Hellen, jovem presa com mais dois brasileiros por tráfico de drogas na Tailândia

ENTENDA: O que se sabe e o que falta esclarecer sobre a prisão dos três brasileiros na Tailândia

OUÇA: 'Fala pra ele mandar a gente pro Brasil, pra gente responder lá'; pediu Mary Hellen em áudio após ser presa

PENA DE MORTE: 'Pagar com a vida é muito forte', diz irmã de brasileira presa por tráfico de drogas na Tailândia

DEFESA: 'Mary Hellen entrou de mula", afirma advogado de brasileira presa na Tailândia por tráfico de drogas

A LEI DA TAILÂNDIA: Caso Mary Hellen: o que diz a lei na Tailândia sobre prisões por drogas

Entrou no país de 'Mula'

“A Mary Hellen entrou de "mula", com possibilidades de não ter conhecimento do que levava", afirmou.

Telêmaco acredita que Mary Hellen tenha ido para a Tailândia como mula, ou seja, apenas transportou a droga apreendida no aeroporto de Bangkok. Em entrevista ao g1, o advogado explicou como é feito o aliciamento de jovens para o tráfico de drogas. O foco são mulheres fragilizadas.

“Estes garotos são aliciados pelos emissários dos grandes traficantes que ficam em "baladas". Uma outra estratégia que utilizam é o chamado "Angel", que funciona da seguinte forma: o emissário do traficante cria perfis no Tinder, Instagram e Facebook... É o "cara". Jogam a isca e simulam uma paixão...Daí as garotas são convidadas para uma viagem internacional e eles enchem a mala com drogas no fundo falso. Muitas vezes as "gurias" entram numa "fria" e realmente são inocentes. E com os rapazes, a promessa é de vida boa...Carros, riqueza etc...”, explicou.

Quem é Mary Hellen, jovem presa por tráfico de drogas na Tailândia

Redes sociais

Entenda o caso

Mary Hellen Coelho Silva foi detida na semana passada com mais dois homens brasileiros no aeroporto de Bangkok com 15,5 quilos de cocaína. Os três são investigados por tráfico internacional de drogas.

A droga estava escondida dentro de um compartimento oculto das três malas que eles carregavam. Os funcionários da alfândega encontraram com eles 9 kg de cocaína. O restante da droga estava com o outro suspeito, que foi preso horas depois.

RELEMBRE: Brasileiro Rodrigo Gularte foi executado na Indonésia em 2015

O Itamaraty informou que, por meio da embaixada de Bangkok, acompanha a situação e presta toda assistência aos brasileiros.

Em 27 fotos: Conheça Mary Hellen, brasileira presa na Tailandia por tráfico de cocaína

A Tailândia é um dos países onde o tráfico de drogas pode ser punido com pena de morte, dependendo da quantidade e das circunstâncias.

Mary Hellen não contou motivo da viagem

A família não sabia do envolvimento dela com as drogas. Segundo Mariana, ela tinha informado que iria viajar para Curitiba, mas não contou o motivo. A irmã pensava que ela teria ido ao encontro de um possível namorado.

Uma das amigas de Mary Hellen, Angelique Sanches, contou que sabia que a amiga fumava maconha. Em entrevista ao g1, ela contou que a jovem viajava bastante pelo Brasil, mas que esta foi a primeira vez que Mary fez uma viagem internacional. Assim como a irmã de Mary Hellen, Angelique também não sabia que a jovem iria para a Tailândia.

Mariana e Angelique contaram que Mary Hellen é uma jovem esperta e inteligente. Ela retomou seus estudos e faz aulas de direção em uma autoescola da cidade. Para a irmã e a amiga, Mary Hellen foi enganada ou induzida a ir para a Tailândia.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo