Saúde

OMS aponta que a obesidade infantil pode ser um dos grandes males deste século

Alerta de como a pandemia afetou a saúde das nossas crianças

Por Jornalista Luciana Pombo

04/06/2021 às 14:48:22 - Atualizado há
Reprodução Redes Sociais

Ganhar peso nesta pandemia não foi comum somente entre os adultos. As crianças também engordaram. Os dados da sociedade Brasileira de pediatria apontam que o isolamento social promoveu uma mudança drástica de comportamento: mais tempo em frente à TV, à tela do computador, menos brincadeiras ao ar livre e menos atividades físicas.

Dados do IBGE de 2019 apontam que uma em cada três crianças brasileiras de cinco a nove anos estava acima do peso. No Paraná, o retrato é parecido, três em cada dez crianças de idade entre 5 a 9 anos atendidas nas Unidades de Saúde apresentaram excesso de peso. Os riscos ligados ao sobrepeso infantil têm relação com doenças graves e silenciosas que podem persistir e levar a uma vida adulta de cuidados e restrições.

Para o médico pediatra e deputado federal Luciano Ducci (PSB), a realidade da pandemia pode ser ainda mais alarmante. "Os dados que temos são anteriores à pandemia. A tendência é de que estes números já tenham crescido. E a preocupação é com a saúde dessas crianças no futuro. Porque há uma probabilidade muito grande de crianças obesas virarem adultos obesos e a obesidade é ligada a doenças muito sérias e crônicas como o diabetes e doenças cardiovasculares", disse ele.

Exercícios físicos regulares, limites ao uso de eletrônicos e da TV e uma alimentação equilibrada, rica em fibras e com pouca gordura ou açúcar são aliados importantes no controle do peso das crianças. É importante estar atento aos sinais e garantir que toda a família esteja envolvida na mudança de hábitos, em especial, os alimentares.

"Quem faz as escolhas dos alimentos consumidos pela família não pode ser a criança. Não é necessário privá-las de totalmente das guloseimas, mas que haja controle. O consumo de alimentos processados, com pouco valor nutricional, e o consumo de refrigerantes e sucos prontos não pode ser uma constante", complementou Ducci.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo