PolĂ­tica NotĂ­cias

Rosa Weber rejeita pedido da PGR de aguardar fim da CPI para decidir se investiga Bolsonaro

Por Por Ricardo Brito

02/07/2021 às 10:02:20 - Atualizado hĂĄ

BRASÍLIA (Reuters) – A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou um pedido da Procuradoria-Geral da RepĂșblica (PGR) de aguardar o fim da CPI da Covid para decidir sobre o pedido apresentado por senadores de oposição para investigar o presidente Jair Bolsonaro por prevaricação em razão do episódio envolvendo a compra de vacinas contra Covid-19 Covaxin.

Para a ministra do STF, a PGR não atua de forma condicionada quando é provocada, isto é, não precisa esperar a conclusão da CPI para se manifestar. Destacou ainda que, ao considerar precoce sua atuação, o órgão "desincumbiu-se de seu papel constitucional" no sistema de apuração.

"De inĂ­cio, registro que o argumento "saltitante" não prospera", disse.

"Não hĂĄ no texto constitucional ou na legislação de regĂȘncia qualquer disposição prevendo a suspensão temporĂĄria de procedimentos investigatórios correlatos ao objeto da CPI. Portanto, a previsão de que as conclusões dos trabalhos parlamentares devam ser remetidas aos órgãos de controle não limita, em absoluto, sua atuação independente e autônoma", disse a ministra.

"O exercĂ­cio do poder pĂșblico, repito, é condicionado. E no desenho das atribuições do Ministério PĂșblico, não se vislumbra o papel de espectador das ações dos Poderes da RepĂșblica", acrescentou a ministra em sua decisão.

Na segunda-feira, o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e outros dois senadores apresentaram uma notĂ­cia-crime ao STF para investigar Bolsonaro por prevaricação no caso da vacina indiana. Argumentam que ele, após ter sido informado de supostas irregularidades, não tomou providĂȘncias para impedi-las.

O governo negou irregularidades e disse que o presidente remeteu o caso para anĂĄlise do então ministro da SaĂșde, Eduardo Pazuello, que nada encontrou.


tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH610O2-BASEIMAGE

Fonte: Massa News
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania