Geral #verificamos

#Verificamos: Marcelo Freixo não disse que estuda criar "Instituto Lázaro Barbosa"

Por Luciana Pombo

01/07/2021 às 14:58:28 - Atualizado há

A informação analisada pela Lupa é falsa. O deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) nunca entrou com uma representação contra a polícia de Goiás e nem pediu investigação sobre a morte de Lázaro Barbosa, ocorrida na última segunda-feira (28). Também não há qualquer registro público de que o político pediu indenização para a família do criminoso. Por fim, ele jamais disse publicamente que estuda criar um instituto em nome de Lázaro. Por meio de sua assessoria de imprensa, Freixo afirmou que essas alegações são falsas.

A Lupa analisou as redes sociais (Twitter e Facebook) do deputado e não há qualquer menção a favor de Lázaro. Ele também não fez nenhum comentário sobre as buscas realizadas ao longo de 20 dias e que culminaram com a morte do suspeito. As únicas vezes que Freixo mencionou o caso foram para desmentir conteúdos envolvendo seu nome.

Depois da morte de Lázaro, ocorrida no dia 28, o deputado fez apenas um discurso na Câmara, no dia 29 de junho. Nesse dia, ele discursou sobre as suspeitas envolvendo compras de vacinas contra a Covid-19. Ele não mencionou Lázaro ou a atuação da polícia de Goiás em nenhum momento.

Em nota enviada pelo WhatsApp, a assessoria de imprensa do deputado afirmou que “milícias digitais estão espalhando mais mentiras absurdas sobre mim” e que “jamais entrei com representação contra os policiais de Goiás que atuaram no caso Lázaro. Também não pedi indenização para a família do criminoso e nem sugeri a criação do Instituto Lázaro Barbosa”. A nota diz ainda que “espalhar esse tipo de fake news contra opositores do governo é uma tentativa criminosa de tentar criar uma cortina de fumaça para tentar esconder os crimes do presidente e seus aliados na compra de vacinas.”

A Lupa desmentiu outra declaração falsa de Freixo sobre Lázaro. Na segunda, circulou pelas redes sociais que o deputado teria dito que seus advogados teriam convencido o Conselho Nacional de Justiça de que “Lázaro é uma vítima da perseguição policial aos negros!”, o que não é verdade. Freixo nunca afirmou isso.

Esse conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos.

Esta? ?verificação ?foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo