Saúde Covid-19

Hospital Cemil retoma medidas mais restritivas de prevenção à Covid-19

Por Assessoria de Imprensa

14/01/2022 às 21:39:23 - Atualizado há
Assessoria de Imprensa

Hospital Cemil emitiu um alerta na manhã desta sexta-feira (7): aumentou exponencialmente o número de atendimentos ambulatoriais e internações por síndromes gripais. Apesar de serem casos mais leves do que no auge da pandemia de Covid-19, médicos e demais profissionais de saúde estão preocupados. O alerta é para que a população retome as medidas de segurança e contingenciamento da Covid-19, que também previne outras infecções respiratórias, como a Influenza/gripe.


A instituição, que é referência no tratamento da Covid-19 desde o início da pandemia, reforçou todas as medidas de segurança internas. Seguindo protocolos da Anvisa e do Ministério da Saúde, as medidas de segurança interna foram ampliadas e as visitas aos pacientes internados ficam proibidas a partir de 10 de janeiro. A partir desta data, terão direito a acompanhantes nas alas de internação apenas pacientes previstos em Lei. Pacientes e acompanhantes devem seguir rigorosamente os novos protocolos.


"Essas medidas são novamente necessárias para que possamos evitar um novo colapso do sistema de saúde, bem como preservar a saúde dos nossos colaboradores e pacientes. Contamos com a compreensão e colaboração de todos. O momento requer atenção e prevenção", explicou a médica infectologista do Hospital Cemil, Nivea Mayane Gaudim.


O uso de máscara é fundamental. "A máscara funciona como uma barreira protetora contra esses vírus, que se disseminam facilmente através do ar. Quem usa se protege e protege as outras pessoas", disse. "É importante ter cuidado com a máscara depois de usada, descartando-a corretamente no lixo, quando descartável, ou lavando com água e sabão após o uso. Também não podemos deixar de trocar a máscara a cada duas, três horas, ou quando começar a ficar úmida", complementou.

A higienização das mãos é outra atitude considerada "de ouro" quando o assunto é prevenção às doenças transmissíveis. "As nossas mãos entram em contato com as superfícies, como maçanetas, corrimãos, balcões etc., onde muitas outras pessoas também tocaram. O contágio acontece quando a mão entra em contato com uma superfície contaminada e em seguida é levada à boca, olhos ou nariz. Por isso é tão importante higienizar as mãos quantas vezes for possível, com álcool 70% ou água e sabão", destacou.


São cuidados simples, mas que podem fazer toda a diferença.


O polêmico isolamento social também volta á tona no momento em que se registra um aumento muito grande no número de infectados. "Estávamos registrando números baixos, chegamos a zerar o número de novas confirmações em um dia. Logo após as festas de fim de ano, os infectados voltaram a crescer, passando de 200 casos confirmados em um único dia. Essa variação ocorre logo após as festas e reuniões, onde ocorreram aglomerações e o relaxamento das medidas de prevenção. A recomendação para barrar essa elevação é o isolamento social das pessoas que testaram positivo e também das que tiveram contato com elas. Nesses casos é preciso ter uma boa dose de consciência e senso comum", considera a infectologista.

OUTRAS DICAS DA ESPECIALISTA

  • Evite aglomerações e contato físico. Mantenha distância mínima de 1,5 a 2 metros de distância das pessoas que não são do seu convívio familiar;
  • Lave as mãos sempre que chegar em casa e antes de ingerir qualquer alimento;
  • Tire os sapatos antes de entrar em casa;
  • Lave bem frutas, verduras e outros alimentos que são consumidos in natura;
  • Higienize latas e outras embalagens onde os alimentos são consumidos diretamente;
  • Se tiver sintomas ou contato com alguém que testou positivo, faça o teste. Em caso de resultado positivo, mesmo assintomático, cumpra todo o período de isolamento social.


A Covid-19 ainda não acabou. Cuide-se e cuide de quem você ama.

EDUCAÇÃO SANITÁRIA

Para ajudar a evitar que se repitam os momentos difíceis vividos no ano passado, quando os números de casos graves da Covid-19 sobrecarregaram o sistema de saúde, o Hospital Cemil lançou uma campanha de educação sanitária. O objetivo é relembrar cuidados básicos, como uso de máscara e higienização frequente das mãos, mesmo após ter tomado todas as doses de vacina.


Com o tema: "A Covid-19 não acabou. Continue se cuidando", o hospital divulga vídeos, postagens para redes sociais, cartazes e informativos para relembrar as pessoas sobre os cuidados básicos para a prevenção da Covid-19. O material está disponível nas redes sociais, meios de comunicação internos e também através dos veículos de comunicação e da imprensa regional.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania