Geral Cidades Destaque 1

Guaratuba decreta estado de calamidade pública por crise do ferry-boat

Por Da Redação

11/01/2022 às 16:55:05 - Atualizado há
Guaratuba decreta estado de calamidade pública por crise do ferry-boat

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (DEM), publicou um decreto nesta terça-feira (11) que determina estado de calamidade pública por causa dos problemas recorrentes com o ferry-boat.

Desde que a concessão foi assumida pela BR Travessias, em maio do ano passado, problemas recorrentes têm sido relatados na travessia da Baía de Guaratuba pelas balsas. O DER-PR acompanha a situação.

O prefeito Roberto Justus já havia decretado estado de calamidade pública em julho de 2021 após o registro de balsas à deriva.

Na ocasião, além dos frequentes atrasos e filas reclamados pelos usuários, segundo a Prefeitura de Guaratuba, a BR Travessias também não tem garantido a segurança da travessia, com casos de encalhe e de balsas fora do rumo.

Agora, o problema principal são as longas filas para a travessia do ferry-boat, que entre dezembro e janeiro superou as quatro horas em alguns momentos do dia.

O decreto de calamidade pública concede à Prefeitura de Guaratuba o direito de atuar de forma ativa na resolução ou minimização dos problemas.

“Autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação conjunta da Secretaria Municipal do Urbanismo, Secretaria Municipal da Segurança Pública e da Coordenadoria da Defesa Civil do Município, nas ações de resposta ao iminente risco de desastre em razão do colapso do sistema de transporte aquaviário”, diz trecho do decreto.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Robert Justus afirma que a situação é insustentável. Segundo ele, o decreto é válido por 30 dias, mas o objetivo é que se discuta o encerramento do contrato com a BR Travessias.

“Não dá mais, a empresa não tem condições de prestar esse serviço”, justificou.

Segundo o prefeito, a decisão sobre a manutenção ou rescisão do contrato cabe exclusivamente ao Governo do Paraná, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que é o responsável pelo projeto de concessão do serviço de ferry-boat em Guaratuba.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo