Geral

Fogo

Por Da Redação

05/01/2022 às 01:58:10 - Atualizado há

No Paleolítico médio, há mais de 50 mil anos, o ser humano desenvolveu a habilidade de controlar o fogo. Não foi da noite para o dia, evidentemente. Foram necessárias inúmeras tentativas, e perdas impensáveis. Nos últimos 50 mil anos a humanidade se desenvolveu tanto que hoje você pode sair da sua casa com uns trocados no bolso e ir até o boteco da esquina para comprar fogo, e ainda pode escolher o desenho do binga.

            O problema que a humanidade ainda não resolveu é por que algumas pessoas não tem nenhum trocado pra colocar no bolso, ir até a esquina e comprar um bocado de fogo. Aliás, esse problema pode ser compreendido facilmente. No nosso mundo, cada trocado deve ser conquistado e a conquista se opõe a cada um de acordo com sua própria história. Nesse cenário, a mulher negra descendente de pessoas escravizadas, deverá derrotar em seu dia-a-dia contra o navio negreiro, contra os traficantes de escravos, contra as correntes e os grilhões nos pulsos e pescoços, contra o abuso do senhor de engenho, contra a periferia e a distância, contra os cultos silenciados, contra a ausência de direito a voto; ou seja, a história toda deve ser conquistada a cada dia.

            Dar certo na vida depende muito de como sua vida surgiu na história. Algumas pessoas marcaram a história da humanidade e são conhecidas por tempos e espaços, seus nomes sobrevivem a gerações. Outros tantos passaram pela história sem deixar nenhum documento, nenhuma dívida, nenhuma prova de sua existência para as gerações futuras. Faz parte da vida do mundo. As coisas são assim. Não tem como todos os nomes serem marcados para a história.

            O que podemos fazer para começar a refletir um pouco mais sobre as desigualdades da história é responder a seguinte pergunta: a vida tem sido gentil contigo? Se a resposta for positiva, seja gentil com a vida, seja gentil com os outros. Se a resposta for negativa, pense um pouco mais.

            Há milhares e milhares de anos as pessoas têm nascido e morrido e amado e vivido. Nascer, nós já nascemos, nos falta apenas amar e viver até quem sabe um dia morrer.    

Fonte: GMC Online
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania