SaĂșde ParanĂĄ

UPAs de Foz do Iguaçu atendem 776 pacientes no primeiro dia útil de 2022

Foi registrado grande aumento da demanda nesta segunda-feira (03); Fundação Municipal de SaĂșde reforçou o corpo clĂ­nico para dar celeridade aos atendimentos

Por Cabeza News

04/01/2022 às 14:54:40 - Atualizado hĂĄ


As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Dr. Walter Cavalcanti Barbosa e João Samek, em Foz do Iguaçu, registraram um aumento significativo no nĂșmero de atendimentos nesta segunda-feira (03), primeiro dia Ăștil de 2022.

A Secretaria Municipal de SaĂșde e a Fundação Municipal de SaĂșde estão atentos à situação. Nesta terça-feira, houve reforço no corpo clĂ­nico, tanto nas UPAs como na Unidade BĂĄsica de SaĂșde (UBS) Padre Ítalo, de atendimento 24h e, caso necessĂĄrio, serão tomadas novas medidas para assegurar um atendimento de qualidade a todos os cidadãos.

De acordo com o coordenador-geral das unidades, enfermeiro Emerson Larssen, ao todo foram 446 pessoas atendidas na João Samek, no Jardim das Palmeiras, e 330 na Dr. Walter Cavalcanti Barbosa, no Morumbi.

"Os atendimentos realizados foram de baixa gravidade, o que reforça a nossa orientação à população para que procurem as UPAs somente em caso de urgĂȘncia e emergĂȘncia. Os demais casos devem procurar as Unidades BĂĄsicas de SaĂșde mais próximas ", esclareceu o coordenador. Entre os principais casos atendidos estão sintomas respiratórios e gastrointestinais, ocorrĂȘncias habituais neste perĂ­odo pós-festas e viagens de fim de ano.

Para garantir uma maior celeridade diante do aumento da demanda, a Fundação Municipal de SaĂșde de Foz do Iguaçu, responsĂĄvel pela administração das unidades, reforçou o corpo clĂ­nico das UPAs. "As duas unidades, que contavam cada uma com trĂȘs plantonistas 24 horas, terão mais dois profissionais para o atendimento clĂ­nico", disse o diretor-presidente da instituição, o médico Amon Mendes Franco de Sousa. "Serão, então, quatro profissionais em cada unidade, mais os profissionais das salas de urgĂȘncia/emergĂȘncia", destacou.

O atendimento nas UPAs segue o protocolo de classificação de risco. Ou seja, o tempo de espera depende de classificação determinada pela triagem, iniciada com a chegada do paciente na unidade, oferecendo atendimento 24 horas, todos os dias da semana, na faixa etĂĄria de zero a 12 anos de idade.

Unidade Padre Ítalo 24h

Na UBS Padre Ítalo também foi registrado um grande aumento da demanda na segunda-feira (03). Para diminuir o tempo de espera dos pacientes, a Secretaria Municipal de SaĂșde também aumentou de dois para trĂȘs médicos o quadro de profissionais da unidade.

De acordo com a coordenadora da unidade, Luciara Bedin, foram 307 atendimentos ontem – um aumento de 70% em relação à média habitual das segundas-feiras. De acordo com ela, os principais casos foram de sintomas respiratórios, intoxicação alimentar e suspeita de dengue.

Fonte: Cabeza News
Comunicar erro

ComentĂĄrios Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo