Geral Maringá

Movimento intenso na Agência do Trabalhador de Maringá nesta segunda

Por GMC Online

03/01/2022 às 12:46:08 - Atualizado há
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá


Nesta segunda-feira, 3, primeiro dia útil de 2022, a Agência do Trabalhador de Maringá voltou a atender sem agendamento. E o movimento é grande. Dezenas de trabalhadores em busca de uma das 928 vagas abertas nesta semana.

Meire Helen Oliveira, que mora em Mandaguari, espera conseguir um emprego aqui. Ela está desempregada desde agosto.

"Estou procurando emprego desde agosto de 2021, do ano passado, faz dois anos que estou morando aqui no Paraná, eu era de São Paulo e vim pra cá. Moro em Mandaguari e depois que saí da minha última empresa, não consegui uma recolocação para trabalhar. Eu tenho filho pequeno e pago aluguel, então estou em busca de um emprego, uma oportunidade para voltar para o mercado de trabalho [?]. A gente tem que ter esperança, porque senão a gente não vive", diz.

Marcos de Jesus, que é aposentado, precisa de um emprego para reforçar o benefício que é muito pequeno. Ele está há 15 dias desempregado.

"Fui dispensado da empresa há quinze dias, eu não me habituei ao trabalho, que é um trabalho para a minha idade, com 59 anos, foi muito puxado, porque era a noite inteira 12 horas, noite sim, noite não, mas eram 12 horas, para a minha idade foi meio puxado. [Estou procurando vaga de] porteiro, vigia ou um trabalho que se adapta a minha idade. Sou aposentado, mas com um salário mínimo só", declara Marcos.

A Agência do Trabalhador de Maringá tem 898 vagas de ampla concorrência e 30 vagas destinadas à Pessoas com Deficiência (PcD). Soldador é um profissional bastante procurado, são 75 vagas disponíveis.

O secretário de Trabalho e Renda, Francisco Favoto, acredita que a média de vagas na agência vai se manter alta nos próximos meses.

"Nós acreditamos sim que vai se manter, porque o município tem feito muita coisa para que isso acontecesse, nós temos atraído novas empresas, nós lançamos ano passado uma licitação do Parque Industrial, esse ano temos preparado mais uma licitação do parque Industrial, então são muitas empresas de fora que estão vindo", afirma Favoto.

Mas se o ano é novo e todo mundo está esperançoso, uma certeza é antiga: para garantir vaga no mercado de trabalho é preciso se qualificar.

"Na verdade o que a gente vê aqui na agência do trabalhador, a nossa diretora Clarice tem sempre comentado, é que o trabalhador tem que se qualificar, e nós temos aí os sistemas, o Senai, o Senac, o Sest Senat, a prória Prefeitura, o SEBRAE, que tem propiciados essas vagas e esses treinamentos", diz o secretário.

"O que a gente pede para quem busca uma vaga de trabalho é que se qualifique, que vai encontrar cm certeza muito mais rápido essa vaga almejada. Um setor que tem crescido muito em Maringá, é o setor de TI, de software, a administração também tem investido muito nesse setor, a exemplo do Parque de TI que instalamos agora, que vamos licitar em breve também mais lotes, a venda através de licitação. Esse setor tem crescido muito e as pessoas que buscam essa vaga, com certeza encontram, porque hoje tem mais de 600 vagas abertas para esse setor", complementa.

A Agência do Trabalhador de Maringá fica na Av. João Paulino Vieira Filho, 917 – Zona 7. O horário de atendimento é até 17h.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Fonte: GMC Online
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania